quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resíduos sólidos em discussão na Paraíba


Por Juliana Rosas, da ASCOM/UEPB
 
Após várias discussões sobre resíduos sólidos ocorridas na cidade de Campina Grande, promovidas, entre outras instituições, pela Universidade Estadual da Paraíba, acontecerá, no próximo mês de setembro, em João Pessoa, o III Simpósio Iberoamericano de Ingeniería de Resíduos e o II Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos.

O evento, que tem como tema central “Resíduos sólidos no contexto das mudanças climáticas”, é organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e a Rede de Ingeniería de Saneamento Ambiental (Redisa). A iniciativa, sediada no Centro de Convenções da Estação Ciência, Cultura e Artes, bairro do Altiplano (João Pessoa), no período de 8 a 10 de setembro, contará com sessões temáticas, painel, palestras e mesas redondas.
 
Neste mês de julho, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB promoveu o “Seminário Resíduos Gerados no CCBS: problemas e perspectivas”, onde discutiu, entre outras assuntos, experiências em gestão de resíduos produzidos em institutos de ensino superior e coleta seletiva. Tal tópico está muito em voga. Não só como uma moda passageira, mas porque governantes e boa parte da sociedade civil perceberam que não podemos ter progresso e desenvolvimento sem sustentabilidade.

Em maio deste ano, em Campina Grande, aconteceu o II Simpósio Nordestino sobre Resíduos Sólidos: Gestão e Tecnologia de Reciclagens, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com participação de professores da UEPB. Tal encontro já objetivava o aprimoramento técnico-científico acerca do gerenciamento, tecnologias de tratamento e disposição de resíduos sólidos, contribuindo para a qualidade científica das pesquisas desenvolvidas em toda a região Nordeste.

Quem quiser participar ou obter maiores informações, pode acessar a página http://www.lenhs.ct.ufpb.br/seminario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário