sexta-feira, 9 de julho de 2010

Diário de Palmares - Brigada UEPB Zumbi dos Palmares permanece em auxílio as vítimas

Voluntária - Aluna da UEPB entre os destroços que agora marcam a paisagem da cidade pernambucana

Texto de Alan Dourado, voluntário enviado a Palmares por meio da UEPB/Foto: Herbert Andrade Oliveira

Prosseguem as atividades da Brigada da Solidariedade UEPB em Palmares (PE).  Esta semana, o Comitê de Ajuda Humanitária visitou os vários abrigos espalhados pelas comunidades carentes, com o objetivo de continuar com os trabalhos de ajuda material e não material aos desabrigados.

Segundo depoimento dos voluntários, as condições locais são de precariedade e muitos dos moradores do município estão enfermos. No entanto, as atividades das equipes têm sido realizadas com sucesso, haja vista a manifestação de aceitação pelos desabrigados. A Faculdade da Mata Sul (FAMASUL) concedeu suas dependências que tem funcionado como base de apoio, recebendo a Comitiva da UEPB, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Polícia Militar e representante do Ministério do Desenvolvimento Social.

Durante o percurso das equipes multidisciplinares aos abrigos, o que se tem visto é um cenário de imensa destruição: pontes caídas; árvores arrancadas pela raiz; caminhões capotados, além de muita lama e destroços. De acordo com moradores, a falta de água é constante, e quando chegam às torneiras é inapropriada para o consumo.

A catástrofe não produziu somente lama e  mau cheiro. Também sobreveio o caos e problemas de diversas ordens, a exemplo de desemprego, saques, traumas, doenças e desespero na população.  Gerou a necessidade não apenas de comida e roupas, mas sobretudo de orientação e apoio humanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário