segunda-feira, 12 de julho de 2010

Diário de Palmares - Correspondência enviada pela 2ª turma de voluntários da UEPB

Flagrante da tragédia-Ponte destruída em Palmares,
fotografada por aluno da UEPB


Dos voluntários da Delegação UEPB Zezé da Galiléia
Primeiro dia (10.07.10) da segunda turma de voluntários da UEPB, em Palmares
Imagem: Herbert Andrade Oliveira

A nossa delegação, intitulada “Zezé da Galiléia”, partiu de Campina Grande às 9h da manhã com destino a Palmares, chegando às 15h ao campus da FAMASUL. Fizemos boa viagem, e fomos bem acolhidos pelas professoras Eliane e Railda no alojamento, responsáveis pela delegação “Zumbi dos Palmares”.

Em seguida, foi realizada uma reunião com as duas delegações, onde a primeira delegação, compartilhou conosco a experiência vivenciada até então. Foram criados grupos de acordo com as áreas de atuação (enfermagem, serviço social, psicologia, educação física e o Comitê de Imprensa) onde os veteranos passaram instruções de como deveríamos dar continuidade ao trabalho já em andamento, dando ênfase, segundo indicação da coordenação anterior, as seguintes comunidades: Catende, Águas Pretas e Coab II. O motivo desse redirecionamento, deve-se ao fato de que os moradores das localidades referidas, precisam da orientação e da presença dos vários profissionais que compõe nossa delegação. Estas populações se sentem negligenciadas, uma vez que estes afirmam que as família alojadas nos abrigos estão sendo melhor assistidas.

Uma grande equipe encontra-se presente em Palmares, como o Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, voluntários da própria comunidade, o Comitê da UEPB, além de voluntários de outras regiões, todos estes trabalhando em prol da reconstrução da cidade.

A universidade na qual estamos alocados está servindo como base para as operações de recebimento das doações vindas das diversas partes do país. Percebemos que existe uma grande quantidade de doações no tocante a parte de vestuário, sendo importante que agora, dê-se ênfase a itens como: leite, fraldas e material de higiene e limpeza.

Amanhã, faremos um reconhecimento das localidades mais afetadas, tendo assim o primeiro contato com as vítimas da enchente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário