quarta-feira, 19 de maio de 2010

Existe algum problema em ser gay?


Por Beth Torres (jornalista, formada pela UFPB, a profissional já trabalhou em diversos periódicos do Estado)
Tinha feito uma promessa que não rebateria atos praticados por pessoas que não tem o que dizer, mas não consegui ficar calada diante de mais uma aberração disseminada pelo ex-deputado federal Walter Brito Neto (PRB). Ele, através da sua assessoria e do twitter, enviou matéria e comentários parabenizando o presidente da República em exercício, José Alencar, por não ter assinado o decreto que cria o ‘Dia Nacional Contra a Homofobia’.

O ex-parlamentar - que foi cassado (perdeu o mandato que não conquistou através do voto) por praticar infidelidade partidária – comemorou a não assinatura do decreto, simplesmente, porque é um homofóbico. Ele disse ainda que enviará uma carta de protesto contra a assinatura do decreto, que ficou para a próxima semana, ao presidente Lula (PT).

O melhor de toda essa história é a justificativa dada por Walter Brito Neto sobre o porquê de não ser necessária a “invenção” deste dia. “A impunidade e a criminalidade atingem a todos os brasileiros. Além disso, os homossexuais são bem menos assassinados do que a população geral. Nos últimos 25 anos mais de 800 mil brasileiros foram assassinados. Desse número, quantos eram gays? Se fossem 10%, o número de homossexuais assassinados seria 80 mil. Se fosse apenas 1%, 8 mil assassinatos homossexuais estariam registrados. Entretanto, nos últimos 25 anos, de acordo com informação do próprio Grupo Gay da Bahia, apenas 2.511 homossexuais foram assassinados”.

E a justificativa, que é uma pérola, não para por aí. O ex-parlamentar continua: “Ademais, os homossexuais, muitas vezes, se expõem nas noites promíscuas e ficam sujeitos, tanto quantos aqueles que se dão as práticas libertinas, a sofrerem violências de todos os tipos; ou seja, desse número bem pequeno de homossexuais assassinados, muitos estavam em zonas criminais, a altas horas da madrugada, em ambientes de drogas e prostituição. Sem mencionar o fator do crime passional, onde o assassino é muitas vezes amante da vítima, tão homossexual quanto ela”.

Walter ainda argumenta que a juventude pode ser facilmente influenciada pelos movimentos gays. “O movimento pró-homossexualismo pode ser tão devastador e igualmente agressivo, castrando nosso direito fundamental de se posicionar livremente sobre quaisquer assuntos e educarmos nossos filhos da maneira que nos aprouver, conferindo dignidade e respeito”.

Desculpem compartilhar essas atrocidades com vocês, mas não pude guardá-las só para mim. Não sei se isso foi uma estratégia para conseguir espaço na mídia, pois quem não tem o que dizer, não é liderança política e não tem serviço prestado, costuma dizer absurdos para virar notícia, mas o problema é que ele abordou um assunto sério e delicado e, por isso, precisa ser rebatido.

Nunca imaginei que da cabeça de uma única pessoa poderia sair tantas besteiras, tanto preconceito e tanta falta do que dizer. Ex-deputado, pelo que notei, o senhor acha normal que uma pessoa seja morta porque tem uma opção sexual diferente daquela que o senhor acha normal. Para mim o senhor é tão criminoso quanto aqueles que matam homossexuais, pois se utiliza do espaço que tem para disseminar preconceitos.

Não estou dizendo aqui que todos devem concordar ou defender o homossexualismo, mas acredito que se deve ter respeito aos seres humanos e a suas decisões. Quanto ao Dia Nacional Contra a Homofobia, acho que precisamos sim de um marco para lembrar e combater o absurdo que é discriminar, agredir ou matar alguém por se relacionar com pessoas do mesmo sexo. Esse dia, ex-deputado, também servirá para combater pessoas como o senhor que tem um pensamento pequeno e atrasado.

Acho que o senhor não tem conhecimento que na Alemanha nazistas homossexuais foram mortos pelo simples fatos de serem homossexuais. Pelo que vejo o senhor concorda e defende as práticas de Adolf Hitler. Isso me assusta! O triângulo rosa (símbolo gay), ex-parlamentar, foi usado nos campos de concentração nazistas para indicar quais homens haviam sido capturados por práticas homossexuais.

A minha alegria seria que uma pessoa como Walter Brito Neto não conseguisse se eleger no pleito de outubro próximo. A Paraíba não merece ter como representante alguém que pensa tão pequeno e que ainda se ocupa em disseminar preconceitos. Ninguém tem o direito de achar normal matar uma pessoa por ser homossexual. Eu defendo, sem medo de sofrer represálias, que pessoas como o ex-deputado federal sejam abolidas da vida pública.

6 comentários:

  1. Parabéns a Beth Torres pelo excelente texto. Este demonstra não apenas que a autora tem uma capacidade indiscutível de escrita e que 'tem muito para dizer', como a sua coragem enquanto jornalista e cidadã. Divulgarei p tod@s de minha lista e estimularei p/ que também divulguem.

    ResponderExcluir
  2. Ola, estou neste momento publicando a Matéria no meu Blog... acessem www.matinhaspb.blogspot.com
    Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Ky e Beth por nos repassar informações tão preciosas acerca da ignorância, preconceito e falta de respeito advindos deste ser que pretende (mas, não vai conseguir) assumir cargos de representação popular... Pessoas como o ex-deputado cassado, devem se manter longe de qualquer ação social e se colocar na sua insignificância para a realização de uma cidadania de fato... Acho que Ky e Beth é quem deveria nos reprentar...

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com suas falas, e já estou divulgando para meus amigos. Interessante saber que além de cassado essa pessoa se apresenta como um "ladrão" da consciência alheia, pois na última elaição me recordo bem deste sujeito estar abraçando os próprios Homossexuais que tanto ele discrimina pedindo-les apoio, isso pra mim é errado...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos comentários! abs

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente quero parabenizar Beth Torres por ser tão sensível ao tema e por escrever de uma forma tão direta e coerente sobre um tema que hoje em dia requer a atenção não apenas dos cidadãos, mas também de políticos! Infelizmente atitudes como estas ainda são constantes e um texto desse só nos dá mais fôlego para divulgar pessoas tão preconceituosas, com expressões de violência, de arrogância, de ignorância principalmente!!! Espero que ele não faça parte de representações nesta cidade! Campina Grande será muito má representada!

    ResponderExcluir