quinta-feira, 20 de maio de 2010

Não Mate a Paraíba de Vergonha


Por Noaldo Ribeiro, renomado ativista cultural de Campina Grande

Durante a semana passada estive na capital. Fiquei impressionado com a beleza das obras de arte que estão sendo postas em pontos estratégicos da cidade, a exemplo da que foi encravada nas margens da Lagoa, fato que enriquece ainda mais aquele cartão-postal da cidade.

Fui tomado por um sentimento de euforia e inveja. Euforia por constatar que na velha Filipéia está sendo construída uma paisagem urbana vanguardeira, tendendo a tornar-se em breve num belo museu a céu a aberto. Inveja por, sendo de Campina Grande, vê na mesma a crescente degradação do patrimônio histórico e artístico, além da completa ausência de políticas públicas nessa a área.

A inveja continua, mas o sentimento de euforia logo se foi, também, quando ao ler em blogs locais as queixas de uma senhora, cujo nome não gravei, sobre essas ações inusitadas levadas a cabo pela prefeitura de João Pessoa.

Essa inacreditável criatura, inacreditavelmente portadora de um mandato conferido pela população (vim a saber posteriormente) alega que as esculturas não se afinam com o sentimento religioso dos pessoenses.

Mesmo retardado, deduzir em questão de segundos que se tratava de uma fanática religiosa, seja evangélica ou carola de sacristia, sem, no entanto descartar a hipótese (parece mais plausível) de que se vendo incompetente para abrir um debate político, vale-se da exploração das superstições alheias para tirar proveito da conjuntura eleitoral que se avizinha – atitude a meu ver compatível com o atraso dos tempos medievais.

Mesmo não conhecendo a vereadora, nem por nome ou fotografia, imagino-a como uma senhora de idade média.

Mais surpreso, ainda, fiquei ao verificar que alguns jornalistas (teoricamente formadores de opinião) seguem – talvez por motivo igual – a posição desvairada da edil.

Diante desse quadro só me resta fazer um apelo desesperado: não mate a Paraíba de vergonha. Se isto chegar aos ouvidos da mídia nacional na certa seremos ridicularizados. Se assim acontecer, tomara que não, serei obrigado a aplaudir as críticas e chacotas dos sulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário