quarta-feira, 26 de maio de 2010

Música de professor da UEPB é sucesso na voz do cantor paraibano Capilé


Por Oziella Inocêncio, da ASCOM/UEPB

A música Xote do Novo Amor, de autoria do professor da UEPB, Antônio Guedes Rangel Junior, é um dos destaques do mais novo CD promocional do cantor paraibano Capilé. Intitulado "O Melhor Forró do Mundo", o compacto traz 24 faixas.  Rangel trabalha com música há mais de trinta anos, dividindo seu talento para a criação artística com as atividades que desenvolve na Instituição, onde ocupa também o cargo de pró-reitor de Planejamento.

Como disse, certa feita, o gênio Leonardo da Vinci (1452-1495), a simplicidade é o último grau de sofisticação. E foi justamente pela simplicidade que a letra de Xote do Novo Amor atraiu Capilé. "Escutei Junior cantar uma vez, durante um show do Projeto Autoral, no Bar e Restaurante Picanha 200, e achei linda demais, muito sonora", explicou o cantor. Esta é a primeira parceria realizada entre os artistas, mas outras deverão surgir ainda este ano, segundo planeja Capilé. Ele lançará um CD e um DVD no próximo semestre em celebração a suas duas décadas de trajetória musical e quer incluir outra criação de Rangel Junior no CD.

Capilé destacou que aquilo que mais apreciou em Xote do Novo Amor foi a poética da letra e também seu teor romântico. Ele aposta na nova música para embalar os corações apaixonados durante as festividades do Maior São João do Mundo. "A música já está fazendo bastante sucesso, sendo alvo de muitas solicitações dos fãs para tocá-la quando das minhas apresentações", disse. E, por falar em São João, a agenda do artista já está lotada nos meses de junho e julho.

Para Rangel Junior, que já teve músicas cantadas por Santana, Tom Oliveira e Sandra Belê, entre outros, configura-se como uma grande realização ver suas criações sendo interpretadas por artistas reconhecidos pela qualidade e profissionalismo. Afastado dos palcos, devido às inúmeras atividades que desempenha na UEPB, ele diz que a carreira de compositor lhe concede a oportunidade de estar presente nos espetáculos, mesmo na ausência. Rangel aprovou sobremodo Xote do Novo Amor na voz de Capilé. "Ele foi muito fiel a música, não deixando de dar aquele toque pessoal. É sempre especial ter seu trabalho admirado por alguém. Ainda mais quando se é escolhido por um intérprete de talento. É uma alegria", relatou satisfeito.

Rangel acrescentou que a realização efetiva da obra de arte acontece quando o trabalho do artista é reconhecido. O ápice aconteceria no momento em que o público aprende, compreende e canta a letra. "Meu anseio é despertar a sensibilidade das pessoas e que as minhas ideias possam circular de modo a emocioná-las", explicou. Ele explanou que suas composições buscam traduzir sentimentos universais. "Conto estórias minhas, de amigos meus, mas que também se confundem com aquilo que eu sinto, com as minhas impressões a respeito do mundo", salientou.

No próximo dia 03 de junho, no período noturno, Rangel fará uma apresentação ao vivo na praça localizada embaixo do Viaduto Elpídio de Almeida, em Campina Grande. Na oportunidade, os integrantes do Projeto Autoral gravarão um CD.

Mais sobre Rangel Junior

Paraibano de Juazeirinho, Rangel cresceu num ambiente a que se pode chamar de culturalmente rico. Desde criança, escutava o pai cantando samba e o avô declamando literatura de cordel e promovendo saraus em sua casa. Suas influências musicais são ecléticas, percorrendo habilmente desde o forró, xote, chorinho e galope, até o samba, bossa nova, bolero, valsa e coco.

 "Não somente a música, mas a arte como um todo, faz parte da minha vida desde a infância. Apanhava da minha mãe para parar de ler, porque deixava queimar a comida nas panelas. Vivia entretido nas minhas leituras. Naquela época, só havia homens em casa e também cuidávamos da cozinha", recordou.

E foi assim, à custa da degradação dos utensílios domésticos, da contemplação e do exercício do fazer da Arte que seu talento floresceu e o consolidou como um criador renomado no contexto artístico da contemporaneidade.

Mais sobre o Projeto Autoral

O Projeto Autoral, apoiado pelo Restaurante Picanha 200, na figura de Abdon Napy Charara Neto, é motivado pelo surgimento de novos autores e compositores que, com eficientes atuações, têm colocado em destaque a música paraibana. Deste modo, o movimento musical vem conquistando cada vez mais espaço cultural na Paraíba e no Nordeste do Brasil.

O Projeto envolve inúmeros artistas, a exemplo do Presidente da Associação Paraibana de Autores e Compositores e produtor musical do Projeto Autoral, Alquimides Daera, Tina Dias, Fidélia Cassandra, Gabriel Caminha, Júnior Cordeiro, Junior Meneses, Mano Marques, Gercino Agra e Roberto Araújo, entre outros.

Confira, abaixo, a letra de Xote do Novo Amor:


SE VOCÊ PENSA QUE EU VOU FICAR
MARCANDO PASSO PELA VIDA, AMOR,
TÁ ENGANADA, A VIDA
AGORA É COMO EU SEMPRE QUIS

SE VOCÊ PENSA QUE EU VOU FICAR
CHORANDO O LEITE DERRAMADO, AMOR
ERROU DE NOVO, AMOR,
AGORA EU CANTO E SOU FELIZ

QUEM VACILOU FUI EU
QUE ACREDITEI EM SEU CARINHO
FUI ENGANADO, SEI,
MAS RESOLVI FICAR SOZINHO.

O MUNDO É GRANDE E DEUS
ESCREVE CERTO EM LINHA TORTA
QUEM SABE ANDANDO POR AÍ
A QUALQUER HORA VEM BATER
UM AMOR NOVO EM MINHA PORTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário