sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sons da Paraíba atravessando continentes


Por Oziella Inocêncio, da ASCOM/UEPB

O Brasil é só samba? E a Paraíba, é apenas forró? Para muito além dos rótulos limitadores, que se propagam por aí, o produtor paraibano Arthur Pessoa, líder da banda campinense Cabruêra caiu na estrada mundial para apresentar os inúmeros matizes musicais que vem sendo desenvolvidos no Estado. Para isso, organizou uma compilação apresentando artistas locais, com um título, digamos, sugestivo: "Brazil More Than Samba: Sounds from Paraíba" (Brasil Mais que Samba: Sons da Paraíba).

O CD reúne músicas de 20 artistas, entre eles Toninho Borbo e Biliu de Campina, e bandas da Paraíba, a exemplo de Brazilian Trombone Ensemble, Jaguaribe Carne, Chico Correa e Burro Morto. "O Brazil More Than Samba criou uma plataforma inédita para exportação da produção musical local, levando a música dos artistas paraibanos ao encontro de profissionais da música de todos os continentes, através da participação do projeto nas maiores feiras internacionais de música", apontou Arthur.

De acordo com Arthur, o CD já foi levado às feiras da Dinamarca, Argentina e França, conforme previa o projeto. "O saldo que faço é muito positivo. A expectativa é que a iniciativa continue e que, ainda este ano, tenhamos uma segunda edição do Brazil More Than Samba, desta feita numa caixa com cinco CD’s”, explicou.

Ele informou que cada compacto trará um gênero musical distinto, abrangendo instrumental e jazz, rock, regional, eletrônico e hip/hop, e world music. Pessoa acrescentou que a efetivação deste segundo projeto será fundamental para agregar outros artistas que não participaram da coletânea nesta primeira edição. “A verve criativa da Paraíba é muito rica. Precisamos aglutinar mais talentos”, destacou.

O projeto teve o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), do Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Sebrae. Além do CD, a divulgação do projeto também conta com outros materiais como cartazes e encarte em inglês com os contatos dos artistas.

Confira os artistas que participam do projeto "Brazil More Than Samba: Sounds from Paraíba":

Burro Morto - Cabaret
Brazilian Trombone Ensemble - Fantasia Carnavalesca
Aerotrio - Gato Preto
Totonho e Os Cabra - Você tá Doida pra me Dar
ChicoCorrea - Cantador
Escurinho - Lá Vem a Onda
Jaguaribe Carne - Saltos
Tocaia da Paraíba - Tabajara
Cabruêra - Passarada
Biliu de Campina - Se Toque no Forró
Vates e Violas - Ondinas
Toninho Borbo - Ser Humano
Eleonora Falcone - Pedaço de Sol
Gunjah Reggae Band - Coco Nyabinghi
Emboscada - A Trilha
Zé Viola Progressive Band - O Negro Albino
Unidade Móvel - As Pedras
La Gambiaja - Des Oiseaux
Cabeça Chata - Miudim
Madalena Moog - Hey, Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário