segunda-feira, 12 de março de 2012

NUTES da UEPB se destaca pelo pioneirismo na área de tecnologia em saúde




Na era moderna, em que os produtos usados na medicina são fabricados com recursos cada vez mais eficientes, a tecnologia e a saúde não podem caminhar separadas. Embora estejam inseridas em campos diferentes, as duas áreas têm pontos em comum e, quando unidas em um mesmo espaço, podem promover mudanças revolucionárias na fabricação e na qualidade dos equipamentos  disponibilizados a sociedade.  

A Universidade Estadual da Paraíba entendeu essa dinâmica. Prova disso é que o primeiro laboratório de certificação de softwares de saúde do país é da Instituição: o Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (NUTES), que está prestes a ser inaugurado. O laboratório, que está instalado no Campus I da UEPB, em Campina Grande, foi destaque em reportagem veiculada na edição de fevereiro da Revista Nordeste. Com título “Pioneirismo Tecnológico”, a reportagem de três páginas apresenta o Laboratório como um dos grandes projetos na área tecnológica desenvolvida pela UEPB. Quando estiver em funcionamento, trará inúmeros benefícios para os profissionais que atuam com biomedicina.

O texto dimensiona a importância do NUTES e cita dados de um portal de ciência e tecnologia francês, que coloca o Centro de Inovação Tecnológica do Nordeste entre os 10 mais reconhecidos no mundo. É nesse contexto, ligando a tecnologia à área de saúde, que o NUTES nasceu como importante projeto de alcance nacional.  

Reconhecendo o potencial da Universidade Estadual da Paraíba, a reportagem enfatiza que o projeto para a realização da “Avaliação de Conformidade”, também conhecido como “Certificação”, levará tecnologia para o mundo e atestará a qualidade dos produtos com softwares. Com o NUTES da UEPB, o Brasil passará a contar com um moderno centro de especialização em engenharia biomédica, com atividades nas áreas de Engenharia Clínica, validação de certificação de software embarcado em equipamentos médicos, design e manipulação de imagens médicas.  Isso, porque, indiscutivelmente, a confiabilidade dos softwares é tão importante quanto à do produto em si.

Segundo o professor Misael Morais, responsável pelo projeto, “o software é um importante elemento na fabricação ou funcionamento de um equipamento médico - o cérebro do aparelho - e deve contar com um programa para a garantia da qualidade do mesmo”. Para ele, a certificação dos softwares utilizados nos produtos médicos obriga os fabricantes a melhorarem continuamente a qualidade dos serviços.

Vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba e ligado ao Centro de Ciência e Tenologia (CCT), o professor Aldo Bezerra Maciel ressaltou que a publicação da Revista Nordeste ratifica a dimensão do projeto e seu valor para o mundo cientifico. O NUTES, conforme explicou o vice-reitor, é um projeto eminentemente da UEPB que funcionará numa pareceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Saúde. 

“Ele vai ser um laboratório de certificação. Funcionará como laboratório referenciado para certificar os equipamentos desenvolvidos por laboratórios particulares”, explicou Aldo. O projeto, segundo ele, consiste na estruturação de um centro de especialização em engenharia biomédica, apto a executar atividades nas áreas de Engenharia Clínica. “É um projeto da maior importância nesta área, que é estratégica em tecnologia em saúde”, salientou. De acordo com o professor, o projeto tem a capacidade de integrar o pessoal do Departamento de Computação – área de tecnologia – com o pessoal do Departamento de Biologia e Farmácia – área de saúde.  

Com o NUTES fica estabelecida a capacidade laboratorial para a análise da qualidade de software embarcado em sistemas médicos e para análise da qualidade de tecnologias de produtos para a saúde, com participação efetiva de docentes e discentes de áreas multidisciplinares, principalmente da Engenharia da Computação e Saúde. O Núcleo funcionará em um amplo prédio que está sendo construído no Campus I da Instituição. As obras estão em ritmo adiantado e a previsão é de que ele seja inaugurando já no primeiro semestre deste ano, dando início, assim, às pesquisas.  

Com uma área física de 1.000 m², o NUTES englobará laboratório de engenharia biomédica, laboratório de eletrônica, laboratório para desenvolvimento e validação de software, laboratório para prototipagem rápida de produtos e laboratório para manipulação de imagens. O projeto prevê, ainda, uma Cooperação Técnica com o Institute of Experimentelles Software Engineering – IESE, que é uma unidade do Instituto Fraunhofer da Alemanha.

Aldo lembrou que, hoje, o governo federal tem muita despesa com saúde. Por isso, precisa investir em pesquisas e desenvolver tecnologias que contribuam para melhorar a qualidade dos produtos que têm softwares embarcados e baratear o preço no mercado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário