segunda-feira, 5 de março de 2012

A crise da ADUEPB e a luta pela Atonomia da UEPB

Por Belarmino Mariano Neto (professor do Centro de Humanidades da UEPB)

Em um dos momentos mais delicados da história da UEPB, com a crise instalada a partir da quebra da autonomia da instituição, por parte do Governo do Estado, que não garante a previsão orçamentária da UEPB para o ano de 2012, o professor Cristovão Andrade, presidente do sindicato dos professores, alinhado com as determinações do governo estadual, tentou realizar manobras políticas usando a categoria contra a Administração da UEPB durante a ASSEMBLEIA GERAL DOS PROFESSORES, realizada no período da tarde, do dia 2 de março de 2012. Como o mesmo não estava obtendo êxito em seus encaminhamentos, que eram um a um rejeitados, o mesmo resolveu abandonar a categoria em plena assembleia geral. 


A grande maioria dos presentes permaneceu em assembleia e os trabalhos foram reiniciados com a clara racionalidade política de um dos históricos fundadores de nosso sindicato, o professor Benjamin. O mesmo assumiu o controle do sistema de som e conclamou os presentes a permanecerem no ambiente para que déssemos continuidade aos trabalhos. Por aclamação, foram reiniciados os trabalhos e se retirando apenas os dirigentes sindicais e um pequeno grupo que acompanharam o professor Andrade que, ao se retirar da assembleia, levou consigo parte das anotações que foram discutidas e propostas durante a assembleia. 


Com essa atitude, dezenas de professores da UEPB, sindicalizados históricos da ADUEPB e professores não sindicalizados ficaram indignados com o Presidente da ADUEPB e o que segue são depoimentos importantes que de fato esclarecem os reais acontecimentos daquela assembleia inclusive propondo novas ações que possam garantir uma NOVA ADUEPB com a força dos docentes da UEPB: 


Sobre os erros da ADUEPB 
Por Railda Fernandes (professora do Departamento de Psicologia da UEPB) 


Estimados colegas professores da UEPB! 


Como professora sindicalizada à ADUEPB não poderia me calar diante dos últimos acontecimentos. É imperante que a verdade venha a público para que todos tenham o direito de conhecê-la. A versão publicada pela ADUEPB em seu site é falsa e direcionada a interesses outros, diferentes daqueles que serviram de argumento para a convocação da assembleia. 


Esclareço: a ADUEPB, sindicato que deve, por obrigação, defender os interesses dos docentes, defende os interesses do Governo. Invés de lutar pela defesa da autonomia da Instituição, trata de defender o Governo. E não é a primeira vez que a diretoria do sindicato se equivoca. 


Equivoca-se? É importante lembrar que essa mesma diretoria, durante os anos de 2007 e 2008, lutou acirradamente contra a implantação do PCCR, orientando, equivocadamente, os professores sindicalizados a não aderirem ao novo Plano. Um ano depois, essa mesma diretoria, constatando a perda de adesão de seus sócios e reconhecendo o grande ERRO cometido, abre uma agenda de negociação com a Administração Central da UEPB, cuja solicitação é a reabertura de um novo período para adesão ao PCCR. 


Nos últimos meses, depois de instalada a crise entre UEPB e o Governo do Estado, quanto à falta de respeito à Lei de Autonomia, mais uma vez a diretoria do sindicato, por razões que não alcanço compreender, ao invés de defender o interesse dos docentes, defende o descumprimento da Lei e, se não fosse pouco, ajuda o Governo a difamar a UEPB e a Administração Central junto à comunidade campinense. POR QUÊ? 


Por último, e não menos grave, essa mesma diretoria, na assembleia de sexta feira, dia 2 de março de 2012, por total inabilidade e preparo para conduzir a mesma, resolve encerrá-la, comportando-se como uma autoridade totalitária. E ISSO É LEGAL? Ou a assembléia é SOBERANA? A fatídica decisão foi tomada quando constatou que suas propostas, elaboradas previamente com o objetivo claro de desvirtuar o real motivo de nossa luta, iam ser derrotadas. 


Na tentativa de obscurecer sua inabilidade, quer plantar na opinião dos demais professores que os docentes Pró-Reitores e, inclusive, os que têm cargos eletivos não podiam estar presentes na assembleia para defender a UEPB. Assim, colegas, por considerar que esta diretoria não tem MORAL para defender os interesses dos docentes da UEPB, peço que seja destituída e que seja convocada nova eleição para dirigir o nosso Sindicato. 


Por Ozéas Jordão (professor) 

Quero apresentar aqui meu reconhecimento e aplausos a todos que, de uma forma ou de outra, estão demonstrando firmeza na Defesa da Autonomia da UEPB. Tenho recebido vários emails que demonstram este sentimento de lutar até conseguir reverter todas as ações que atentam contra a Lei de Autonomia Universitária, venham de onde vierem. Em todos os emails se pode identificar reações de manifestos contra as atitudes que vem tomando o presidente da ADUEPB, identificadas por nós como sendo contrárias a luta pela restauração da Autonomia da UEPB.  

As atitudes do presidente da ADUEPB, na pessoa do professor Andrade, apoiado pelos demais membros da direção sindical presentes, ocorridas na Assembleia da última sexta-feira, dia 2 de março de 2012, e as notícias divulgadas por ele denegrindo a imagem dos docentes da UEPB e, por consequente a imagem da Administração Central são, ao meu juízo, mais do que suficientes para empreendermos todos os esforços no sentido de efetivar a destituição da mesma o mais urgente possível.  Neste sentido, a imediata filiação ao sindicato daqueles que por um motivo ou outro estão desfiliados é uma medida fundamentalmente necessária e urgente! Parabenizo a todos que assim estão agindo. Deste modo, a luta agora ganha mais esta dimensão: a destituição da atual diretoria da ADUEPB. 

Gostaria que os colegas que formam esta diretoria compreendessem a gravidade da luta que estamos fazendo na defesa da UEPB e renunciassem imediatamente para facilitar o processo de substituição da Diretoria e venham se juntar aos que estão na luta em defesa da autonomia universitária e, consequentemente, de melhorias salarial e de trabalho no presente e futuro! Sem Autonomia estas melhorias são imporssívei.  Sigamos firmes na luta!!  

Por Eli Brandão (professor)  

Também eu, como muitos outros colegas, que historicamente militamos neste Sindicato e lutamos para que esta Universidade conquistasse a Autonomia Financeira e chegasse a esse estágio atual e pudesse ir mais longe, pedimos desfiliação da ADUEPB. E o fizemos constrangidos, porque sua diretoria deixou de nos representar. Ao contrário, passou a lutar contra os interesses da categoria, contra os avanços, exemplarmente, o PCCR.  Havia também outros motivos, como a falta de prestação de contas, a falta de criatividade e competência para organizar as áreas sociais e políticas, etc. Enfim, o nosso Sindicato passou trabalhar em favor dos interesses pessoais de diretores e, como é o caso de agora, a serviço do governo do estado. Lamentável! 

Esse Sindicato tem uma história a honrar.  Para completar, que vergonha! Em pleno processo de votação, o presidente foge do plenário da Assembleia para não ver mais uma das propostas encaminhadas e defendidas pela diretoria da ADUEPB (contrariando princípio elementar de regra parlamentar) ser derrotada. Também concordo que foi um desrespeito a forma de tratamento dispensado aos professores não filiados, colegas que exercem o magistério nesta mesma UEPB e constituem a maior parte da base da categoria, pois a maioria não é sindicalizada, certamente porque não acredita na atual gestão.  

O Sindicato é para lutar e para representar não os "filiados" mas a categoria. E, por categoria, entendo todos. Todos na condição de professores. O problema é grande e afeta a todos. O problema é, portanto, de todos. A solução, do mesmo modo, deve ser deliberada por todos. A luta é de todos! As conquistas serão de todos! Nesta segunda-feira (5), vou ao Sindicato preencher ficha de filiação ao tempo em que vou fazer campanha de filiação. Vou também, como o fiz por ocasião de minha desfiliação, divulgar minha justificativa em relação a esta atual decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário