quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"O crescimento da UEPB não pode parar ou regredir"



Ivan Coelho Dantas, professor do Departamento de Biologia da UEPB

A Universidade da Estadual da Paraíba, passou de URNe a UEPB e nesse intervalo de tempo - 35 anos - ela deixou de ser uma pequena Universidade para ser uma grande Universidade.

Houve tempo em que se passaram seis meses sem recebermos os vencimentos salariais, onde as condições pedagógicas eram muito precárias, arcaicas e rudimentares, com os avanços tecnológicos a UEPB seguiu o progresso, crescendo muito, devendo-se isso a sua Autonomia, concedida através da Lei nº 7.643, de 6 de agosto de 2004, com a qual a UEPB inaugurou uma nova fase em sua história.

E isso se deve muito a todos que lutaram (alunos, funcionários, professores, lideranças, vereadores, prefeitos, deputados, ministros, governadores e senadores) por essa conquista, para todos a Autonomia Financeira representa uma grande vitória do ensino público e gratuito. 

A UEPB expandiu seus câmpus nas cidades de Campina Grande (25 cursos), Patos (04), João Pessoa (03), Guarabira (05), Araruna (03), Catolé do Rocha (02), Monteiro (03) e Lagoa Seca (01). Cresceu cientificamente tanto em qualidade de docência com em pesquisa, atualmente com parcerias em cursos de doutorados, e realizando cursos de mestrados e especializações. 

Com sua Autonomia, a UEPB teve e tem condições de expandir-se e melhorar a qualidade do ensino de graduação, investir na pós-graduação e nas atividades de pesquisa e extensão. Isso é possível, desde que o aporte de recursos feito pelo Governo do Estado acompanhe e sejam repassados recursos de acordo com a Lei.

Os alunos (18 mil) que hoje estudam na Universidade Estadual da Paraíba são reconhecidos e diferenciados, pois os mesmos realmente saem para o campo de trabalho muito mais capacitados. A maioria são de famílias que não teriam condições de pagar ou ter estudo universitário, se não existisse a UEPB. 

Os que cursaram na UEPB e despontam como grandes profissionais de notório saber e influência - são muito não citarei nomes para não cometer deslizes - mas sabem que devem falar, pedir e fazer em defesa da Universidade.

O crescimento da UEPB não pode parar ou regredir, a Autonomia da Universidade fez com que ela desse esse salto de qualidade, tornando-se um orgulho para todos os servidores e alunos, sobretudo para o Estado da Paraíba.

Esperamos que todos que lutaram por sua independência financeira, os vivos e os descendentes dos que já se foram, se manifestem com o mesmo empenho em defesa deste patrimônio de Campina e da Paraíba.

Rogamos ao Governo da Paraíba que use o bom senso, não deixe os caprichos e as vaidades o envolver, não façam disso um discurso politico, pense... Os governantes que ficaram na história positivamente foram os que lutaram em beneficio da UEPB.

Devemos sempre acreditar no diálogo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário