sábado, 18 de junho de 2011

Júnior Cordeiro lança "O Lago Misterioso" hoje (18) no Teatro Municipal

Por Severino Lopes, do Diário da Borborema

Cabelos longos, um violão debaixo do braço e um talento para cantar. Seria ele o dono do "Avôhai"? Não. Trata-se de Júnior Cordeiro, um outro artista paraibano não menos místico do que Zé Ramalho. Poeta, cantor e compositor, Júnior Cordeiro está com um novo trabalho na praça. O artista acaba de lançar o CD "O Lago Misterioso", um disco que remete diretamente ao Nordeste mítico e encantado, onde a tradição oral do nosso povo aparece de forma clara e explícita. O novo álbum com 16 músicas, todas inéditas e de autoria de Júnior Cordeiro, será lançado hoje (18), às 20h, em um show realizado no Teatro Municipal Severino Cabral. "Esse é um disco com músicas voltadas para a temática do Nordeste. É um trabalho 100% autoral", contou. 


Os mitos, as lendas, os contos populares e o realismo fantástico do universo da literatura de cordel e dos violeiros repentistas são os ingredientes básicos da obra. E marcas insubstituíveis de Júnior Cordeiro. No álbum, Júnior traz canções que retratam um Nordeste mágico e lúdico. Apresenta uma região dotada de costumes ibéricos e de influência da cultura moura, além de procurar questionar o lugar da identidade cultural nos dias de hoje. "Nesse contexto, a obra tem a pretensão de alertar o homem atual para o perigo do esquecimento das tradições populares na atualidade, o que deixa a sociedade pós-moderna cada dia mais dispersa e coisificada, frente à voracidade dos tempos", enfatizou.

Júnior com seu estilo exótico é mesmo um artista diferente. A apresentação do trabalho mais parece um encontro da poesia com a literatura. Nele, não existem limites entre o universo da palavra e da melodia. Imaginem um lugar onde uma Caipora dialoga livremente com um poeta saudosista, queixando-se do esquecimento dos homens em relação a sua "pessoa". Um lugar onde existem iaras sedutoras, lagos encantados e grandes botijas enterradas, indicadas por almas penadas que saem carregando tochas assombrosas no meio da noite.

Esse lugar se multiplica em vários lugares, onde um homem da cobra erra pelas feiras, anunciando seu trágico fim frente à loucura da pós-modernidade globalizante. Esta, por sua vez, aterroriza um indivíduo que transforma-se num eremita, que prefere se enfurnar nos ermos a ter que conviver com a correria atual. Esse enredo recheado por elementos marcantes do imaginário coletivo nordestino é o mote de "O Lago Misterioso".

Júnior Cordeiro é uma dessas pessoas raras que traz para o mercado fonográfico um trabalho ousado e de muita personalidade. Inspirado em lendas e contadores de estórias como Ariano Suassuna, Zé Leal e o grande Alceu Valença, Júnior imprime nos seus trabalhos, a marca do armorial, um estilo que tem muita musicalidade e poesia. Com uma produção de Jorge Ribbas os trabalhos trazem composições bem elaboradas e com uma riqueza poética soberba. 



2 comentários: