sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aniversário do nascimento de Frederico García Lorca

Por Oziella Inocêncio, da ASCOM/UEPB

Comemorou-se no último dia 05 deste mês, o aniversário de nascimento do poeta espanhol Frederico García Lorca. O bardo nasceu em 1898, na região de Granada (Fuente Vaqueros), na Espanha.

Estudou Direito e Letras na Universidade de Granada. Seu primeiro livro surgiu em 1918, chamado "Impressões e Paisagens". No ano seguinte, mudou-se para Madri. Lá viveu até 1928. Em Madri fez amizade com vários artistas, a exemplo de Luis Buňuel e Salvador Dali. Em 1920 estreou no teatro, com a peça "O Malefício da Mariposa", sendo que em 1921 publicou "Livro de Poemas". 

Também viveu dois anos em Nova York. De volta à Espanha, em 1931, criou a companhia teatral "La Barraca", que passou a se apresentar por todo país encenando autores clássicos espanhóis, muito caros a Lorca, como Lope de Vega e Cervantes. A iniciativa contribuiu para que se consolidasse como grande dramaturgo, criando peças que ficaram famosas no mundo inteiro. Entre suas obras mais encenadas estão as geniais "Bodas de Sangue" e "A Casa de Bernarda Alba".

Como poeta, Lorca publicou mais de uma dezena de livros, entre eles figuram "Romance Cigano" e "Seis Poemas Galegos". A poesia de Garcia Lorca é simples, bela e comovente,  cheia de significado. O teatro, singelo e absurdo, repleto de subjetividade, encanto e matizes. Sua escrita em geral registrou o modo de viver das pessoas mais simples e buscou resistir contra todo tipo de opressão.

Em 1936, ano da eclosão da Guerra Civil Espanhola, Federico García Lorca foi preso. Fuzilado em 19 de agosto daquele ano, em Viznar, na Espanha, por militantes franquistas, tornou-se símbolo da vítima dos regimes totalitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário