quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Professor de Relações Internacionais da UEPB discorre acerca do Mercosul, em novo livro


Confira um pouco mais da reportagem realizada pela jornalista Juliana Rosas, da ASCOM/UEPB, com o professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho, que está lançando o livro “The Law of Mercosur” (A Lei do Mercosul).


O livro foi escrito e editado exclusivamente em inglês?

Sim, o livro foi um projeto concebido originalmente em inglês, justamente para levar o tema Mercosul a públicos que, normalmente, não têm acesso à bibliografia que existe sobre o nosso bloco em espanhol e em português. Daí termos optado também por uma editora global como a Hart, destacada na produção de livros jurídicos em escala internacional. Além disso, queríamos possibilitar um diálogo entre acadêmicos da América do Sul e da Europa e isso só seria factível através de uma língua franca como o inglês. No livro, há autores do Brasil, Argentina, Bélgica, Alemanha e Portugal.


O lançamento está sendo agora em outubro de 2010. Mas quando foi escrito?

Esse livro vem sendo escrito ao longo dos últimos dois anos. Foi um longo processo de pesquisa e produção até chegar às últimas atualizações, há pouco mais de um mês. Posso assegurar que é bastante atual sem perder profundidade ou esquecer da perspectiva histórica.

Os três editores mencionados, o que inclui o senhor, também possuem artigos no livro?

Exatamente. Somos três editores que projetamos todo o livro, definimos os temas a serem enfrentados e escolhemos os nomes dos demais autores. Além disso, escrevemos a introdução e alguns capítulos  A mim, por exemplo, coube tratar também das relações externas do Mercosul com outros blocos econômicos e outros países. Acho, porém, que o livro é mais que uma coletânea de artigos sobre o Mercosul. Trata-se de fato de um manual sobre o Direito do Mercosul, em que os principais temas da agenda do bloco são abordados com profundidade e didatismo por grandes especialistas de cada área. Nesse sentido, o título segue uma tendência da indústria editorial anglófona de procurar abrangência e pluralidade em um mesmo volume, como nos Oxford Handbook, publicados com sucesso pela Oxford University Press.

Cada um dos colaboradores mencionados possui um artigo em separado? Estes foram convidados para escrever especialmente para este título ou os organizadores fizeram um apanhado já escrito sobre a temática?

Cada co-autor escreveu um capítulo específico e original. Cada colaboração é fruto de uma reflexão inédita de um autor sobre a sua área de expertise. Escolhemos com muita precisão os convidados. Em geral, são estudiosos cujo doutorado ou a produção intelectual foi exatamente na área em que escreveu. Como disse antes, não se trata de uma coletânea de artigos esparsos, mas antes um livro pensado e amadurecido de modo sistemático.

A compra do livro só é possível online, trazida do exterior? Ou haverá uma comercialização no Brasil?

O livro já está à venda nas livrarias da internet, como a própria Hart ou a Amazon, e há boas perspectivas dele ser comercializado no próximo ano, diretamente por livrarias brasileiras especializadas em livros jurídicos estrangeiros.

Como surgiu a ideia para o livro? Os três colaboradores se reuniram para organizá-lo? Foi uma iniciativa da editora? O senhor convidou ou foi convidado pelos colaboradores para por a idéia do livro em prática?

A ideia do livro surgiu dos interesses acadêmicos que eu, Belém Olmos e Lucas Lixinsky compartilhávamos a respeito do Mercosul. Cada um de nós tinha estudado, ao longo de sua vida acadêmica, aspectos parciais da temática mercosulina como Direitos Humanos ou o Poder Judiciário no Mercosul e, juntos, decidimos escrever esse livro. Vimos que não havia uma obra completa, profunda em inglês, o que dificultava até mesmo a realização de negócios entre a Europa e a América do Sul. 
Nós nos conhecemos em 2007, no Instituto Universitário Europeu de Florença, quando fazia o meu pós-doutorado no departamento de Direito. Naquela altura, o interesse de muitos de nossos colegas e professores sobre o Mercosul já era grande e notamos uma lacuna enorme na bibliografia em inglês sobre esse tema. Mesmo para os sul-americanos, não havia um livro que trouxesse a visão da Europa sobre o nosso bloco econômico. Daí que o nosso projeto foi rapidamente aceito pela editora inglesa Hart, cuja sede fica em Oxford. 
Conforme ressaltei anteriormente, o livro é resultado de um grande e coletivo esforço de análise, estudo, crítica e divulgação do Mercosul, em um momento em que o Brasil ocupa um lugar especial no panorama político-econômico internacional. Acho que esse ponto foi fundamental para despertar o interesse da editora Hart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário