quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Conversando sobre Cinema" em João Pessoa

Obra Máxima - Morangos Silvestres, que integra a mostra, é considerado um dos melhores filmes de Ingmar Bergman

Da Assessoria do Sesc Centro em João Pessoa

 Conversando sobre Cinema é o titulo da mostra que o CineSesc apresentará entre os dias 8 a 12 de agosto no Auditório do Sesc Centro de João Pessoa, reunindo filmes dirigidos por Francis Ford Coppola, Ettore Scola, Yasujiro Ozu, Ingmar Bergman e Vittorio de Sica. Haverá debate com os críticos Renato Felix e Tiago Germano logo após a exibição das 19 horas, através de rodas de conversa que serão formadas no mesmo local, visando mobilizar cinéfilos e demais segmentos interessados.

De acordo com os organizadores, as inscrições para os debates estão abertas no Setor de Cultura do Sesc Centro, nos turnos da manhã e tarde, a entrada será franca e os horários de exibições já encontram-se definidos:12,17 e 19h.Apenas neste último horário haverá exibições seguidas de debates.

As películas escolhidas integram o acervo recentemente distribuído pelo Projeto CineSesc para as unidades da instituição comerciaria espalhadas estrategicamente por todos os rincões do Brasil, fazendo sistematicamente a divulgação da “sétima arte” nas capitais e pólos de animação cultural que resistem no interior do Brasil. Estarão em cartaz obras do nível de “Pai e Filha”, de Yasujiro Ozu,  “Umberto D”, de  Vittorio de Sica, “Morangos Silvestres” ( Bergman) “A Viagem do Capitão Tornado”, que tem direção assinada Ettore Scola, e “A Conversação”, de Coppola.

O Sesc Centro-João Pessoa encontra-se localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro. Fone 32983158.

ABERTURA COM FILME DE COPPOLA   

 “A Conversação” foi filmada em 1094 por Francis Ford Coppola, uma obra que conta a história de Harry Caul, interpretado por Gene Hackman, uma especialista em escutas que tem como objetivo roubar segredos industriais.Ele se percebe envolvido em uma complexa trama que coloca em xeque suas concepções morais e o faz passar de perseguidor a perseguido, vivenciando o incalculado drama de suas próprias vítimas. No elenco aparecem ainda John Cazale, Frederic Forrest e Harrison Ford.

Com essa obra Francis Ford Coppola recebeu a Palma de Ouro no festival de Cannes, na França, no mesmo ano de lançamento.

A Conversação será exibida e debatida no Sesc na segunda-feira, dia 08/08.

A  OBRA PRIMA DE ETTORE SCOLA

Em 1990 o diretor italiano lançou A Viagem do Capitão Tornado, um filme que retrata a França de 1774, através do último herdeiro da família Signocac, que deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes a caminho da corte do rei. Trata-se, segundo a crítica especializada, de uma “fantasia cheia de humor, música, romance, drama e erotismo”. Essa avaliação define a obra de Ettore Scola como “uma ode à paixão e ao teatro”.

No elenco se destacam Vicent Perez, Ornella Muti, Emanuelle Beart e Massimo Troisi.O filme foi indicado ao Urso de Ouro do Festival de Berlim, na Alemanha, em 1991 e será exibido na terça-feira, dia 09/08.

UM GRANDE FILME SOBRE A SOLIDÃO

Na quarta feira, dia10/09, será a vez de discutir um filme que mostra a Itália no início dos anos 50.Enquanto a economia italiana renasce das ruínas da Segunda Guerra, os idosos sofrem com as suas miseráveis aposentadorias.Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel. Na Companhia de seu último amigo, o cachorrinho Flike, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.

“Umberto D” foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e marca o apogeu da parceria entre o mestre De Sica e o roteirista Cesare Zavattini, uma das referências do neo-realismo italiano por suas asinaturas em filmes como “ Ladrões de Bicicleta”, “Milagre em Milão” e Vítimas da Tormenta”. 

NA LISTA DOS MELHORES FILMES DA HISTÓRIA

 “Morangos Silvestres” é considerada uma das obras máximas do mestre Ingmar Bergman,aparecendo sempre no ranking das melhores produções da história do cinema. Vai ser exibido na quinta-feira, dia 11/09.

 Trata-se de um dos mais belos filmes sobre a velhice e tem no papel principal o cineasta Victor Sjostrom, que interpreta o professor de medicina Isak Borg relembrando os momentos essenciais de sua vida,enquanto teme a morte que se aproxima.

Isso tudo acontece no caminho da Universidade de Lund, onde o professor receberá uma premiação pelos 50 anos de carreira.

POÉTICO E VERDADEIRO

Encerrando a programação da Mostra “Conversando sobre Cinema”, na sexta-feira ( 12/08) acontecerá a exibição de “Pai e Filha”, dirigido por Yasujiro Ozu. O filme foi lançado em 1949 e significa para os entendidos um retrato da tradição e da compaixão japonesa, ao recontar a hsitória de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda reside com a família.

 Todos desejam que Noriko case, mas a moça prefere continuar cuidando e vivendo com seu pai. No elenco se destacam Setsuko Hara e Chishu Ryu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário