terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Site publica manuscrito de 1752 sobre maçã de Newton


 
Está agora digitalizado e disponível ao público na internet o manuscrito original onde pode ser encontrada a história do dia em que uma maçã despencou perto de Isaac Newton e mudou a história da ciência.
 
O autor é William Stukeley, contemporâneo e conhecido de Newton, que escreveu uma biografia do cientista em 1752 (mais de 20 anos após a morte dele). O documento, "Memórias de Sir Isaac Newton", escrito em letra cursiva, pode ser encontrado nos arquivos online da Royal Society de Londres no endereço eletrônico http://royalsociety.org/Turning-the-Pages .

Stukeley conta que, em uma tarde de primavera em 1726, foi tomar um chá "embaixo da sombra de algumas macieiras" com Newton, então já perto da morte.

Segundo o biógrafo, o cientista disse então que a noção de gravidade surgiu na sua mente quando ele estava em uma situação parecida, nos anos 1660, quando Newton tinha perto de 20 anos.

"Ele estava lá em estado contemplativo, e uma maçã caiu. Ele questionou por que a maçã sempre desce perpendicularmente ao chão. Por que não vai para os lados, para cima? Por que sempre em direção ao centro da Terra? Seguramente, a razão é que a Terra a atrai. Deve existir um poder de atração na matéria", escreveu Stukeley no seu manuscrito.

Folha de São Paulo com Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário