quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Haiti! Haiti! Haiti!


 
Quantas contradições, quantos enigmas reunidos em uma tragédia!
   
Uma longa história de dominação e de resistência.

Não me sai da memória o filme "Queimada", ainda que fictício...

Não me sai da memória a esperança de que foi tomado sua Gente, por ocasião da eleição de Aristide, simpático da Teologia da Libertação!

Não me sai da memória sua "renúncia", a implicar inclusive algo como seu forçado consentimento...

Não me sai da memória a intromissão dos Estados Unidos - mais uma! - a envolver a própria ONU, e, por essa via, o próprio Brasil do Governo Lula...

Não me sai da memória a contraditória presença de brasileiros por lá, por ocasião da tragédia...

Não me sai da memória a magnitude da tragédia, pelos mortos que se foram e pelos vivos a penarem...

Não me sai do coração a esperança de que um novo amanhecer há de vir, pois  "Quanto mais escura é a noite, mais carrega dentro de si a madrugada."

E, por isso mesmo, a vontade de seguir lutando, em busca de um novo horizonte, mas por vias também alternativas.


POR UM NOVO AMANHECER NO HAITI
E NA AMÉRICA LATINA!



Por Alder Júlio Ferreira Calado,  sociólogo e educador popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário