sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Núcleo Literário Caixa Baixa formará diretoria neste sábado


Neste sábado (05) será realizado às 15h no Bar do Elvis, bairro do Castelo Branco, em João Pessoa, o segundo encontro do Núcleo Literário Caixa Baixa. A associação constituída por escritores naturais e/ou residentes na Paraíba pretende ser um círculo intelectual que visa criar um espaço privilegiado de trocas de experiências entre escritores, permitindo assim uma maior integração através da produção de eventos, publicações em portais, revistas e antologias, além da divulgação de informações atualizadas sobre o universo literário em geral, notadamente no estado da Paraíba.

O propósito principal da reunião será a criação da diretoria do Núcleo. Na oportunidade serão escolhidos o presidente, o vice-presidente, as secretarias e as diretorias da entidade. Ainda haverá entre as atividades, encaminhamentos relacionados à criação do site, da revista do Núcleo e de suas respectivas redes sociais, bem como será elaborado um documento com sugestões para área literária - encaminhado, posteriormente, à recém-fundada Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, que tem como secretário o músico e também poeta Chico César.

A ideia do Núcleo Literário Caixa Baixa nasceu do escritor Roberto Menezes, ainda em 2010, que conjuntamente com os escritores Jairo César e Bruno Gaudêncio tiveram a iniciativa de propor um encontro de escritores locais, que possibilitasse uma integração entre os mesmos. Boa parte dos nomes que constituem o grupo no momento - poetas, ficcionistas, ensaístas - iniciou sua carreira literária recentemente e possui dificuldades de publicação e divulgação de suas produções.

Caixa Baixa?
No primeiro encontro do Núcleo, chamado inicialmente de I Encontro dos Jovens Escritores da Paraíba, ocorrido no último dia 15 de janeiro, no mesmo local, fora idealizado o nome "Caixa Baixa" para designar a associação.  Segundo os líderes, a nomenclatura, originalmente retirada da terminologia tipográfica, brinca com os “lugares de marginalidade” ocupados pelos escritores em início de carreira dentro do “campo literário local”.

Um aspecto interessante do Núcleo é o caráter informal das reuniões, no qual o bate-papo descontraído prevalece, além de leituras e recitações de textos literários. Entretanto, apesar de seu traço de informalidade, o Núcleo pretende possibilitar uma maior movimentação literária no estado da Paraíba, produzindo saraus, feiras, encontros literários e pensando na criação futura de um selo editorial que permita a publicação de livros dos membros da entidade. Um primeiro passo será a formação de uma diretoria.

O Núcleo conta com muitos membros e frequentadores de outras associações literárias da Paraíba, a exemplo da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores), o Clube do Conto de João Pessoa e do Núcleo Literário Blecaute de Campina Grande, recebendo representantes de vários municípios paraibanos, a exemplo de Sapé, Bayeux e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário