quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Encontro da Nova Consciência comemora 20 anos


Da Assessoria do Encontro da Nova Consciência

"20 anos cultivando a Paz" é o tema da vigésima edição do Encontro a Nova Consciência que acontecerá de 04 a 08 de março no Sesc Centro de Campina Grande. Ao longo de sua história, a Paz foi sendo divulgada e discutida nas palestras e nos vários encontros paralelos que ocorrem no Encontro e, neste ano, ela passou a ser o tema principal do evento.

"Mais do que nunca, torna-se necessário e importante estimular a construção da harmonia entre as pessoas de diferentes religiões, filosofias de vida, orientações sexuais e etnias. Não basta apenas tolerar, é precisa respeitar aqueles que pensam diferente. Apenas com a aceitação e respeito é que poderemos conviver em paz e harmonia", afirmam os coordenadores do Encontro da Nova Consciência.
Durante os cinco dias do evento serão realizadas palestras, debates, mesas-redondas, oficinas, feiras e cursos dentre outras atividades, além de vários eventos da programação paralela como o encontro de Ateus, Xamanismo, Ecologia, Budismo, Neo-paganismo, Santo Daime, Ufologia, Sufismo, Islamismo, Consciência animal, Sai Baba, Rezadeiras, Literatura Contemporânea,  Homoafetividade, Baha'í, Hare Krishna, Catadores, Cinema, dentre outros.
Além do Sesc Centro, estarão ocorrendo atividades no CEDUC (Unidade do Centro) e na Faculdade de Administração da UEPB, além dos shows que ocorrerão na Praça do Viaduto (em frente ao Sesc).
Mais informações sobre o evento estarão sendo divulgadas em breve no portal: www.novaconsciencia.com.br 

Entenda o Encontro da Nova Consciência:

A concepção do Encontro da Nova Consciência baseia-se, desde o seu nascedouro, na visão ora vigente de enxergar a(s) Cultura(s) em três dimensões, tal como sinaliza o texto-base da II Conferência Nacional de Cultura.
Dessa forma, a cultura é vista sob os pontos de vista: simbólico; cidadão; e econômico. Leva-se em conta, também, que a Arte constitui-se num dos subsistemas da(s) Cultura(s), sendo esta uma forma de conhecer e interpretar o mundo, manifestando-se em vários campos: na religião, no trabalho, nas relações de parentesco e poder, consoante, ainda, com o mesmo texto-base, norteador da próxima Conferência Nacional de Cultura sob responsabilidade do Minc.

O Encontro, pela sua prática nesses 19 anos, não tem caráter religioso nenhum. Ele reúne, para discussões e reflexões, as Ciências, as Filosofias, as Culturas, as Artes e as Tradições Religiosas, prospectando o exercício recomendado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada pela Unesco em 2005 e já ratificada pelo Brasil, que assinala: “...No mundo contemporâneo - onde a cultura e as identidades culturais estão na base de inúmeros conflitos -, respeitar a diversidade cultural significa, antes de tudo, garantir a paz e a segurança internacionais”. Em seguida arremata: “O diálogo intercultural será eficaz se tiver como ponto de partida o respeito mútuo e o reconhecimento da dignidade inerente a todas as culturas”.
Nesse sentido, a natureza do Encontro da Nova Consciência não é apenas Cultural, mas Intercultural e por ser pioneiro no país, além de realizar-se no Semiárido paraibano, é também vanguardeiro.
A sua abrangência, em termos de propósitos é universal, dado ao seu perfil intercultural. Contudo, as suas pretensões nada têm de faraônicas. Elas se situam no plano simbólico. Quer dizer, funcionam como instrumentos de sensibilização e humanização, demonstrando que a Paz é exequível.

Assim, seus objetivos estão sendo progressivamente alcançados, o que se traduz pelo crescente aumento de público, principalmente do País e, em doses ainda homeopáticas, do exterior, bem como do interesse da mídia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário