segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Samba Groove de Toninho Borbo no Sertão

Da assessoria do músico
Crédito da foto: Iramaya Rocha



O show Experimental Samba Groove, do músico Toninho Borbo, estará pela primeira vez no Sertão paraibano. A cidade de Sousa apresentará o músico nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBN) pela IV Mostra BNB da Canção Brasileira Independente. Toninho fará o show com o Sound System fHz0, criador dos bits do novo som do músico.

O show Experimental Samba Groove, que traz um trecho do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, possui no começo um suspense instrumental, remetendo a um ambiente repleto de nuances, vinhetas e colagens. Misto de mãos e mentes orgânicas colados a bits eletrônicos e uma poesia aguda.  O repertório é seguido por um baixo, que liga tudo num som de peso, acompanhado por uma bateria de groove reto, dialogando com o violão, criando uma textura moderna que define a música de Toninho Borbo.

Pelo Myspace dá pra ouvir um pouco do que é esse trabalho já reconhecido por brasileiros perfeccionistas, inspirados nos sons do mundo. Quem pensaria em ouvir uma poesia regional, da Feira de Campina Grande, com o arrastado elétrico do bit? É o eletrococo (mistura da batida tradicional do coco de roda com música eletrônica) composto a partir de um trecho de "A feira", da escritora Lourdes Ramalho.

Essa originalidade e experimentação são variantes nos atuais trabalhos de MPB que circulam no Brasil. E nelas o cantor e compositor paraibano Toninho Borbo vem dedilhando seu violão, mas fusionado no agora. Os experimentos com samba na Serra da Borborema começaram a partir de 10 letras feitas entre 2006 e 2009 e hoje caminham para um CD.

O novo show surgiu em 2010, um dos mais elogiados em sua carreira, segundo o músico. Toninho continua divulgando-o no Estado e os músicos que o acompanham fizeram a obra se tornar rica, musical e esteticamente pronta para qualquer palco.


DISCOGRAFIA

2003 – Do Beco ao Eco
2005 – EP
2007 – Para Fins de Mercado


LINKS:

www.myspace.com/toninhoborbo
www.flickr.com/toninhob

Nenhum comentário:

Postar um comentário