sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MinC anuncia inscritos ao Oscar 2011 e público pode votar

Surreal - "Reflexões de um liquidificador" é um dos filmes brasileiros disputando a vaga ao Oscar

Do Portal Vermelho

O Ministério da Cultura divulgou a lista de filmes que vão disputar a vaga para representar o Brasil no Oscar 2011, entre os possíveis indicados a melhor longa estrangeiro. Vinte e três produções se inscreveram na Secretaria do Audiovisual, entre eles sucessos de público como Nosso Lar e O Bem Amado, e duas cinebiografias, Chico Xavier e Lula, o Filho do Brasil. Uma comissão irá escolher o finalista, mas, este ano, o público também participará da decisão.

A comissão que indicará o filme para pleitear a indicação ao Oscar é composta por nove membros, indicados pelo MinC, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Secretaria do Audiovisual e Academia Brasileira de Cinema, vai escolher o finalista. São eles: Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.

Este ano, contudo, pela primeira vez, o processo de eleição conta com a participação popular. Entre 8 e 20 de setembro o público poderá votar, no site do MinC, no filme que considerar mais adequado para ser o representante brasileiro na corrida pelo Oscar. Mas não se trata de uma votação decisiva, ela apenas auxiliará os membros na hora da decisão. Para participar basta acessar o endereço eletrônico http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/

O número de inscritos, 23, superou e muito o de 2009, quando apenas 10 filmes se candidatarm para concorrer. O nome do escolhido será divulgado em 23 de setembro. Os cinco indicados na categoria de melhor filme estrangeiro serão divulgados no dia 25 de janeiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do prêmio, e a cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 27 de fevereiro.

Veja abaixo os filmes inscritos na disputa:

As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky
A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor
Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
Bróder, de Jeferson De
Carregadoras de Sonhos, de Deivison Fiuza
Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca
Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos, direção coletiva
Chico Xavier, de Daniel Filho
É Proibido Fumar, de Anna Muylaert
Em Teu Nome, de Paulo Sacramento
Hotel Atlântico, de Suzana Amaral
Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto
Nosso Lar, de Wagner de Assis
Olhos Azuis, José Joffily
Ouro Negro, de Isa Albuquerque
O Bem Amado, de Guel Arraes
O Grão, de Petrus Cariry
Os Inquilinos, Sérgio Bianchi
Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho
Quincas Berro D’água, de Sérgio Machado
Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel
Sonhos Roubados, de Sandra Werneck
Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler

Nenhum comentário:

Postar um comentário