segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mensagem da reitora da UEPB, a respeito do I Festival Internacional de Música de Campina



Por Marlene Alves Luna

Evento é realizado em parceria com a UEPB, que reafirma seu desejo de incentivar a disseminação e valorização da cultura


Ao longo dos seus quase cinqüenta anos de história nesta cidade e na região, desde a criação do Museu de Arte Assis Chateaubriand, onde se reunia a vanguarda da cultura local, a UEPB, inicialmente URNe, tem empreendido esforços no sentido de incentivar o desenvolvimento da cultura em geral e, em particular, das artes em suas diferentes manifestações, como cinema, teatro, música, dança e literatura.

Temos participado das mais importantes manifestações culturais desta cidade, exemplarmente os Festivais de Inverno, os Congressos de Violeiros e os Congressos Internacionais de Crítica Literária. Temos, assim, buscado valorizar tanto expressões da cultura chamada erudita, quanto da cultura dita popular.

Neste sentido, os investimentos mais recentes da UEPB reafirmam sua vocação histórica, pois se prepara para presentear a nossa cidade com duas jóias da arquitetura brasileira, dois museus, que com certeza impulsionarão mais ainda a produção cultural local, além de se constituir espaço de integração e incentivo às expressões de diferentes culturas, representativas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Referimo-nos ao novo prédio do Museu de Arte Assis Chateaubriand, obra dos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa  e ao Museu de Artes Populares da Paraíba, obra de Oscar Niemeyer. O primeiro, no bairro do Catolé, em adiantada fase de construção; e o segundo, nas margens do Açude Velho, obra iniciada recentemente. Este, pelo seu formato e por seu destino, já começa a ser chamado pela população de “Museu dos Três Pandeiros”. Isto porque integra três edificações circulares que comporão o conjunto arquitetônico. Um se destinará à Literatura de Cordel; outro ao Artesanato Paraibano; e o terceiro bloco será destinado à música nordestina, numa simbólica síntese cultural.

Portanto, senhoras e senhores, promotores e participantes deste I FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CAMPINA GRANDE, músicos de rica e diversificadas competências, integrantes das Américas do Norte e do Sul, a Universidade Estadual da Paraíba, que já tem histórico compromisso com eventos do porte deste Festival, tem a honra de receber carinhosamente a todos no aconchego do clima serrano e junino da Rainha da Borborema.

Sintam-se acolhidos!


* Mais informações podem ser obtidas no portal do evento, no endereço http://www.fimcg.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário