quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conciliando Música e Educação


Não é novidade: o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UEPB, Rangel Júnior vem há mais de 20 anos revezando sua atuação profissional entre a música e a educação. O professor e artista iniciou sua carreira no final da década de 70, como crooner de grupos musicais de sua cidade nativa, Juazeirinho. Na década de 80 migrou para Campina Grande e ingressou na Universidade Estadual da Paraíba, primeiro como aluno do curso de Psicologia e depois como docente. Com forte atuação política dentro da UEPB, ocupou os cargos de presidente da Associação dos Docentes (ADUEPB), vice-reitor e atuou em várias pró-reitorias, enquanto intercalava lançamentos de CD’s e apresentações em eventos. 

Rangel já conta em sua discografia com três CD’s e uma coletânea gravados, todos com produção independente, e agora realizará dois shows onde produzirá o registro e difusão de sua obra, através da gravação de um DVD e um CD que serão distribuídos juntos. Os shows acontecerão nesta quinta (22), na Casa de Taipa, localizada na Rua Sebastião Donato (em frente ao Parque do Povo), a partir das 22h e no domingo (25), no Cine Teatro do SESC Centro de Campina Grande, às 17h.

O repertório do espetáculo intitulado “Nordestino Cantador” será composto por 12 canções inéditas, mais 14 antigas e já bastante conhecidas do público paraibano, com destaque para “Madeira de Lei”, “Florbela”, também gravada por Santana, e “Xote do Novo Amor”, interpretada por Capilé. Em ambos os shows, ele também apresentará a música “Desejo” que compôs para o filme “Tudo que Deus Criou”, longa metragem do premiado cineasta paraibano André da Costa Pinto. 

O projeto “Nordestino Cantador” foi aprovado no edital de 2008 do FIC (Fundo de Incentivo a Cultura) Augusto dos Anjos, proveniente do Governo do Estado da Paraíba. Tem a produção da Coco Catolé Produções e conta ainda com o apoio do Ponto de Cultura Ypuarana e da UEPB para sua realização.


Estilo, autenticidade e ativismo cultural

Rangel Júnior, fiel ao seu estilo e as suas raízes culturais, revela-se em suas composições um poeta telúrico, romântico sem ser piegas e principalmente responsável em preservar e valorizar as nossas tradições culturais e musicais mais autênticas. É seguidor e pesquisador da obra de grandes nomes do nosso cancioneiro como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos, entre outros.

Rangel também tem feito um consistente trabalho de criação de trilhas sonoras para cinema, teatro e TV. Musicou a peça “Charivari” da dramaturga Lourdes Ramalho, encenada pela Companhia Sinhô- Sinhá, musicou o seriado “Pra você eu digo sim”, oriundo do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UEPB e veiculado por meio da TV Itararé. 

O ativista cultural Rangel Júnior, tem permanentemente participado e incentivado importantes eventos culturais, a exemplo do Festival Nacional de Violeiros e as atividades do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga. 


Serviço:

Show Nordestino Cantador com Rangel Júnior e Banda

Local: Casa de Taipa – Rua Sebastião Donato, em frente ao Parque do Povo
Data: Quinta feira – 22/09/11 às 22h

Local: Cine Teatro do SESC Centro de Campina Grande
Data: Domingo – 25/09/11 às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário