sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

UEPB participa de Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

No início desta semana, a UEPB participou da primeira reunião de 2010 do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas da Paraíba. Ainda participaram do encontro, sediado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), em Campina Grande, representantes do INSA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Superintendência Federal de Agricultura do Estado da Paraíba (MAPA/SFA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Na ocasião, foi feita uma retrospectiva das ações do Fórum em 2009, dentre elas a aprovação de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Um resultado dessas ações será a realização do curso sobre o arroz vermelho, já em março próximo, no município paraibano de Itaporanga” – informa a pesquisadora do INSA, Fabiane Costa.
Em 2010, o Fórum dedicará mais atenção a produtos como o abacaxi, o coco de Sousa e os citrus da Borborema. Outras reuniões alternadas estão marcadas para os dias 09 de março e 04 de maio, na sede do MAPA, em João Pessoa, e no dia 06 de abril e 08 de junho, na Embrapa Algodão, em Campina Grande.
No próximo encontro do Fórum, será discutida a proposta de Regimento Interno, a identificação dos parceiros regionais e o plano de ação para 2010. Estão sendo trabalhados, também, dois acordos entre as instituições participantes, no sentido de se fortalecer as atividades de Indicação Geográfica e/ou Marcas Coletivas no Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário