quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ações indutoras estimularão ingresso de estudantes nos cursos de engenharias

A criação de um grupo de trabalho com o objetivo de propor ações indutoras para estimular o ingresso de estudantes nos cursos de graduação na área das engenharias foi publicada no Diário Oficial da União, da última segunda-feira (08), por meio da Portaria nº 37. A comissão, formada por dez especialistas, estimulará também o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação, da produção científica e da inovação tecnológica nesta área do conhecimento.

Entre as razões para a criação do grupo, expostas no documento, está o entendimento de que a capacidade de inovação tecnológica de um país e sua competitividade industrial estão ligadas ao desenvolvimento das engenharias. Porém, no Brasil, o número de engenheiros formados, a produção de patentes e os avanços na área de inovação tecnológica estão abaixo do desejado para o desenvolvimento tecnológico do país. Além disso, a formação de profissionais nesta área vem se desenvolvendo aquém do desejado para acompanhar as rápidas mudanças mundiais.

O grupo de trabalho será composto pelos seguintes membros: Sandoval Carneiro Júnior, Diretor de Relações Internacionais da Capes, que o presidirá; Roberto Leal Lobo e Silva Filho; Jorge Luis Nicolas Audy - PUC/RS; Manuel Marcos Maciel Formiga - CNI; Luiz Carlos Scavarda do Carmo - PUC-Rio; José Ricardo Bergmann - PUC-Rio; Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo - UnB; Carlos Hoffmann Sampaio - UFRGS; Nei Yoshihiro Soma - USP; Antonio Marcus Nogueira Lima - UFCG.

O Grupo de Trabalho terá agora o prazo de 90 dias para apresentar uma proposta.


 Da Assessoria de Imprensa da Capes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário