quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Capes disponibiliza novos títulos em Ciências Sociais e Humanas

Os usuários do Portal de Periódicos das áreas de Ciências Sociais, Ciências Humanas, Artes e Humanidades já podem acessar as revistas científicas que integram a coleção do Project Muse. Os títulos foram assinados no final de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e podem ser utilizados em atividades de ensino e pesquisa por professores e alunos de graduação e pós-graduação. Fundado em 1993, o Project Muse é uma associação sem fins lucrativos entre editores e bibliotecas. O acervo conta atualmente com 432 periódicos com texto completo.

Os títulos assinados preenchem uma lacuna por informações de alta qualidade na sua linha de pesquisa. Com a assinatura, professores e alunos de inúmeras universidades espalhadas por todo o território nacional, podem ter acesso a uma excelente coleção de periódicos.

Pode-se destacar no Project Muse, publicações na área de literatura hispânica, literatura comparada e teoria. É caso da Hispanic Review, Luso-Brazilian Review, Comparative Literature Studies, The Comparatist e Journal of Narrative Theory.

Expansão do Acervo

Em 2009, a Capes investiu na expansão do acervo do Portal de Periódicos, que passou de 12.365 para 22.525. Desses, quase 39% são de coleções classificadas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüísticas, Letras e Artes. A aquisição de novas coleções obedece às demandas da comunidade acadêmica, pelo envio de sugestões ao serviço de Fale Conosco, por meio de registro no Catálogo de Sugestões, pela avaliação de conteúdos disponíveis na modalidade de Trial ou pela solicitação de avaliação feita pela Capes aos representantes das diferentes áreas do conhecimento. Saiba mais sobre o Portal de Periódicos no endereço: www.periodicos.capes.gov.br.

Da Assessoria da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário