terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

São Vicente é um Brasilin

 A famosa cantora cabo-verdiana, Cesária Évora

A despedida dos alunos cabo-verdianos intercambistas da UEPB andou repercutindo. O professor José Benjamim, chefe de gabinete e professor de História da Instituição, foi um dos que mais estiveram presentes na vida acadêmica dos alunos intercambistas e falou um pouco da experiência.
Benjamim informou que o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab-í) foi criado em 05 de julho de 2006, numa reunião com os 27 alunos de Cabo Verde. Nesta ocasião, foi definida a realização de um curso de extensão para os alunos africanos, que durou todo o recesso escolar de julho de 2006.
Na primeira reunião, estavam presentes o estudante de Serviço Social, Manoel Simplício (hoje graduado) e a professora Vanusa, de História. Como disseram, eles não se conheciam em seu país, pois vieram de regiões (ilhas) distintas.
“Nesta reunião, que coincidiu com o Dia da Independência de Cabo Verde, pedimos que cantassem uma música que lembrasse sua terra, seu povo. Cantaram ‘Sodade’, de Cesária Évora. Claro, desabaram no choro. Foi um momento emocionante, lindo, marcante. Na aula seguinte, quando fizemos avaliação, um dos alunos declarou que ‘pela primeira vez sentiu o significado de nação, nacionalidade, país’”, relatou Benjamim.
E já que estamos em época pré-carnavalesca, e após citar a famosa cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, lembramos de outra canção sua, “Carnaval de São Vicente”, onde é dito “São Vicente é um brasilin, Chei di ligria chei di cor”. Cantado em crioulo, dialeto cabo-verdiano, a frase diz algo como São Vicente é um brasilzinho, cheio de alegria, cheio de cor.

Escute aqui “Carnaval de São Vicente” (http://tiny.cc/1dZIY) e “Sodade” (http://tiny.cc/OQ5Hl).

Universidade Pública

A Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV) foi inaugurada em 2006, fruto de um convênio com o governo brasileiro. O Ministério da Educação (MEC) destinou a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), para ajudar na construção da Universidade de Cabo Verde. “Antes não havia universidade. Existiam cursos superiores esparsos e privados. Foi uma conquista daquele povo e ponto para a diplomacia brasileira”, disse Benjamim.

A implantação da primeira universidade pública de Cabo Verde teve consultoria técnica de planejamento do Brasil, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior). A nova universidade foi concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior.

Desde a independência, em 1975, o país progrediu na área de educação básica e 95% das crianças em idade escolar estão na escola. Faltava melhorar o ensino superior. A Uni-CV, que fica na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, estava na agenda do MEC desde julho de 2004, quando o presidente da República visitou o país.

Entre as ações do MEC, em apoio à construção da Universidade Pública, destacam-se: capacitação de pessoal nos setores de regulação, supervisão e avaliação da educação superior; assistência técnica; implantação do projeto de apoio à formação de professores.

Cabo Verde

Arquipélago composto de dez ilhas, Cabo Verde situa-se no oceano Atlântico, a 640 quilômetros a oeste do Senegal, na África. Tem 4.033 quilômetros quadrados e população de aproximadamente 401 mil pessoas. O português é a língua oficial e o crioulo cabo-verdiano é a língua nacional, falada de forma diferente em cada uma das nove ilhas habitadas. O povo de Cabo Verde é formado por descendentes portugueses e africanos, especialmente por causa da escravidão praticada por Portugal. As atividades econômicas principais são a agricultura e a pesca. As terras de Cabo Verde pertenceram a Portugal de 1460, quando foram descobertas, a 1975, quando o país conseguiu sua independência.


Da Ascom/UEPB (Por Juliana Rosas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário