sexta-feira, 4 de junho de 2010

6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas


Por Juliana Rosas, da ASCOM/UEPB

Começaram esta semana e vão até o dia 15 de setembro as inscrições para o 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo no país; além de promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Instituído em 2005 e já em sua sexta edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - que integra o Programa Mulher e Ciência, da Secretaria Especial de Políticas para as mulheres - é um concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de mestrado, mestres e estudantes de doutorado.

Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero poderão concorrer na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$10 mil. 

Para a categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: “Etapa Nacional” e “Etapa Unidade da Federação”. Ao todo, serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.
Nas categorias: “Mestre e Estudante de Doutorado”, “Mestre”, “Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado” e “Estudante de Graduação” serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Os textos vencedores receberão premiações em dinheiro e bolsas de estudo (doutorado, mestrado e iniciação científica). Ao todo, as três categorias irão receber R$ 23 mil.

O 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

Inscrições e maiores informações, pelo site www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário