sexta-feira, 18 de junho de 2010

50 anos de Psicose

Por Juliana Rosas, da ASCOM/UEPB

Estava tentando arranjar uma onomatopéia que pelo menos lembrasse o som das “facadas” na cena do banheiro no filme Psicose. Não consegui. Este som agudo e inesquecível, quase uma tradução perfeita do que é suspense, é intraduzível verbalmente. Vou deixar isso por conta dos sons arranhados de violinos e violas criados pelo compositor Bernard Herrmann. O motivo de toda esta lembrança é a comemoração de 50 anos do filme Psicose (1960), obra-prima do diretor Alfred Hitchcock.

“Psicose é um filme que marca a trilha sonora no cinema. Além de ser um clássico, tem a característica de as imagens estarem a serviço da música na famosa cena do chuveiro”, afirmou Matheus Andrade, videasta e professor da Unidade de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O professor do Departamento de Comunicação Social da UEPB e coordenador do Cineclube Machado Bitencourt, Rômulo Azevedo, também é só elogios ao filme e ao diretor. “Hitchcock tem um estilo bastante singular e é o responsável pelo suspense no cinema. Psicose é um marco. É um filme com estilo, filmado em preto e branco na época em que já se filmava muito em colorido”, disse Rômulo, que também é cineasta.

Ele explicou que aqueles que não conhecem o diretor e veem o referido filme, podem ter uma noção do que é o cinema de Hitchcock, e que Psicose, apesar do cinqüentenário, era e continua sendo um filme moderno. “Quem ainda não viu este filme deveria vê-lo rapidinho”, recomenda.

O que acontece muitas vezes é que o espectador cria grandes expectativas com relação a um clássico cinematográfico e acaba se decepcionando. “Isso porque boa parte o público já viu tanta imitação, tanto pastiche, que termina sem entender e gostar”, disse Rômulo. Psicose influenciou muitas produções de suspense, mas, claro, muitas refilmagens horríveis foram feitas, por pura comercialização.

Curiosidades

Alfred Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme. Reza a lenda que Hitchcock, depois de pagar pelos direitos, mandou comprar todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.

Psicose começa com a secretária Marion dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. Ela sai dirigindo pela estrada, tentando fugir antes de ser descoberta. Chovendo bastante e cansada, ela resolve parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da autoestrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho rapaz, Norman Bates - personalidade tímida e dominada pela mãe. Após um bate-papo e um rápido sanduíche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.

Para comemorar os 50 anos de Psicose o filme voltou aos cinemas este ano do Reino Unido, terra do diretor britânico, e em outubro ganhará um edição especial em blu-ray, com uma versão remasterizada em alta definição, trailer original e um documentário sobre a realização do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário