segunda-feira, 28 de maio de 2012

Melhorias no Campus de Catolé do Rocha

Por Severino Lopes (jornalista)



O tempo da reforma e das conquistas. Desde o ano passado, o Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em Catolé do Rocha, vem passado por melhorais estruturais que tem dado nova feição a unidade. Graças a sensibilidade da Administração Central, que facilitou todos os canais para a liberação dos recursos, o complexo se transformou em uma espécie de canteiros de obras, com melhorias que deixou o ambiente mais agradável. 

As marcas da mudança estão em todos os lugares e podem ser vistas por todos. Em menos de um ano, várias salas destinadas aos professores receberam nova pintura, baterias de banheiros foram reformadas, tetos antigos e gastos pela ação do tempo foram substituídos por forros modernos e vários espaços foram climatizados. “Estamos realizando várias melhorias e ainda estamos fazendo reformas em vários espaços do Campus”, destacou o professor Alcides Almeida Ferreira, diretor do Campus. 

Para garantir a realização de tantas benfeitorias, a Reitoria da UEPB investiu alto. De acordo com o professor Alcides Almeida, foram vários editais de licitações. Somente para a reforma da Cozinha, do Restaurante Universitário e do Laboratório de Água e Solo que está em curso, foram investidos mais de R$ 260 mil. Uma das obras mais importantes no momento está sendo realizada na cozinha, que teve o teto substituído e as paredes revestidas com um material mais resistente. O piso também ganhou melhorias. Os mesmos serviços estão sendo realizados no RU. 

Conforme explicou o professor, as reformas do Laboratório de Água e Solo estão bastante avançadas. Ele foi todo readequado para receber novos equipamentos, o que garantirá seu melhor funcionamento. As melhorias estruturais no Campus de Catolé do Rocha vão além da cozinha, RU e laboratório. O auditório do Complexo, que tem capacidade para acomodar 300 pessoas sentadas, também ganhou novo aspecto, com pintura, novas instalações elétricas e hidráulicas e climatização. O forro antigo também foi substituído. A direção do Campus também promoveu melhorias em várias baterias de banheiros, na sala dos professores e de todo o bloco do Curso de Letras. 

Outras conquistas também têm marcado os avanços no Campus IV. A frota da Universidade foi totalmente recuperada com a manutenção do micro ônibus, do trator e a aquisição de dois novos veículos. O Complexo de Catolé do Rocha é formado pela Escola Agrotécnica do Cajueiro - fundada em 1980 - e pelos departamentos de Letras, Ciências Agrárias e Pedagogia.

Atualmente, estão matriculados 224 alunos na Escola Técnica, 211 na Licenciatura em Letras, 182 na Licenciatura Plena em Ciências Agrárias e 50 em Pedagogia. Além destes, mais 140 alunos estão matriculados nos cursos a distância de Geografia, Administração Pública e Administração de Empresas. 

O Campus IV da UEPB está inserido numa das regiões onde fica evidenciado que as transformações socioeconômicas ocorridas nos dois últimos decênios não foram suficientes para a erradicação da pobreza absoluta rural e urbana, onde marcadamente os jovens são penalizados, pois se deslocam para os grandes centros sem perspectivas de concluírem seus estudos em curso superior. 

A área da unidade possui 93hectares onde são desenvolvidas atividades práticas em agropecuária, com a criação de caprinos, ovinos e bovinos; salas de aula; laboratório de informática e uma experiência na área agrária preparando jovens de mais de 17 cidades do seu entorno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário