sexta-feira, 11 de maio de 2012

LAC: alternativa para a Saúde de Campina Grande

Por Givaldo Cavalcanti (jornalista)

Oferecer aos alunos do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba a oportunidade de aliar a teoria vivenciada na sala de aula com o exercício prático das atividades e proporcionar à comunidade de Campina Grande um melhor serviço de Saúde. É com esses objetivos que o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da UEPB trabalha. Somente em 2011, a unidade realizou mais de 15 mil procedimentos e pode fazer ainda mais, já que o local tem estrutura para atingir a marca de 34 mil exames por ano. 

A professora ZilkaNanes Lima, coordenadora do laboratório, espera que quando a população procurar o Serviço Municipal de Saúde se dispunha a ser atendido no local, uma vez que se em determinados laboratórios há certa demora para a realização dos procedimentos, no LAC os procedimentos têm atendido às expectativas. 

“Este é o espaço onde o ensino tem como resultado as pesquisas e ações de extensão, valorizando o conhecimento acadêmico e a facilitação do acesso à população aos serviços laboratoriais. Queremos alcançar o número de atendimentos que dispomos, porque acreditamos que, assim, estaremos cada vez mais servindo à comunidade. Aqui a oferta está sendo maior que a procura. Além dos pacientes pedirem para ser atendidos aqui, eles podem comparecer a partir do dia em que o exame foi marcado, até o final do mês”, destacou Zilka. 

Inaugurado em julho de 1977, na então Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), o primeiro local de funcionamento do LAC foi o prédio da maternidade Elpídio de Almeida. Após 12 anos, foi transferido para o prédio do posto de saúde da Bela Vista, onde permaneceu por mais dois anos. Em 1994 foi transferido para o prédio do antigo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Dois anos depois passou a ser chamado de Laboratório de Análises Clínicas Professor Itan Pereira da Silva e, atualmente, está situado no Câmpus I da UEPB, em Bodocongó. 

O LAC realiza os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e proporciona à população exames de hematologia, bioquímica, imunomatologia, microbiologia, parasitologia, uroanálise e microbiologia. Sob a coordenação da professora ZilkaNanes Lima, a unidade recebe semestralmente 50 alunos, divididos entre as disciplinas de Estágio Supervisionado em Análises Clínicas e em Área Específica. Além do corpo docente, o LAC conta com três farmacêuticos, um auxiliar e três técnicos de laboratório, além de três assistentes administrativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário