terça-feira, 10 de agosto de 2010

Patrimônio histórico de Campina Grande: esquecimento ou omissão?


Por Juvandi de Sousa Santos (professor da UEPB e arqueólogo)
Caminhar no centro histórico de Campina Grande - tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) em 2002 - tornou-se um exercício de paciência, principalmente no tocante a readaptação da visão (se é que pode acontecer isso com certa rapidez). É simplesmente assombroso o processo de esquecimento dos órgãos públicos fiscalizadores no tocante ao que ainda resta do centro histórico da cidade. Ou seria pura omissão?

A verdade é que, a cada novo dia, o caminhar por essas ruas revela-me a situação caótica das nossas edificações históricas: além do total abandono de muitas edificações que contam nossa história, o comum, atualmente, é o "bota-abaixo" dessas edificações (uma quase repetição do que ocorrera na cidade nos anos 30 e 40 do século XX). Em um único dia fotografei pelo menos quatro antigas residências, todas em áreas tombadas, que literalmente falando foram “tombadas” ao chão. Em outras palavras, foram derrubadas para novas construções.

 Finalmente, qual é a função de um centro histórico? Qual a função de um tombamento? Qual a função do órgão fiscalizador? Uma edificação histórica que vai ao chão é parte da história de um povo (de uma época) que desaparece sem deixar vestígios.

Enfim, faz-se necessário que medidas emergenciais sejam tomadas para estabilizar, manter o que ainda resta do patrimônio histórico/arquitetônico de Campina Grande.

Necessariamente, preservar o patrimônio não é barrar o progresso, mas desenvolver atividades sustentáveis que preservem traços do passado e caminhem para o futuro. Tombar uma área implica, acima de tudo, em pensar o que fazer e como fazer para a preservação do bem material tombado e não, meramente, deixar que o tombamento fique apenas no papel e entregue ao Deus Dará.

3 comentários:

  1. O Blog Retalhos Históricos de Campina Grande busca preservar a memória da História da nossa cidade através da publicação de fatos, fotos e vídeos do pretérito local.
    http://cgretalhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto. A mais pura verdade, infelimente. Tudo que nos restará são os retalhos mesmo. Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Aos poucos vamos demolindo parte da nossa história.

    ResponderExcluir