quinta-feira, 18 de março de 2010

Trajetória de Margarida Maria Alves será exibida neste sábado (20), em Bayeux

Obstinada e guerreira, são as qualidades  mais atribuídas a figura da ex-líder e mártir sindical paraibana, Margarida Maria Alves, que foi assassinada, brutalmente, na defesa da partilha justa por terra. Com o intuito de retratar  a  trajetória da  ativista social,  nascida em Alagoa Grande, o Cineclube Atitude Cultural: O Cinema Comunitário de Bayeux, abre a programação deste sábado (20), às 19h30, com o documentário “Uma Flor na Várzea” (PB, 20min), de Mislene Santos e Matheus Andrade. As exibições do cineclube ocorrem todos os sábados, no Salão de Eventos da Associação Comunitária do Alto da Boa Vista e a entrada custa 1 Kg de alimento não perecível ou R$ 2 (contribuição de manutenção).

O vídeo sugere novos pontos de vista sobre o 'Caso Margarida', como ficou conhecido o seu assassinato em agosto de 1983, quando ela exercia o cargo de liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. A partir dos depoimentos, obtidos com moradores da cidade em que ela faleceu e com historiadores paraibanos, o documentário estabelece um panorama questionador sobre a sua ação sindical e sua complexa liderança política, tida, por vezes, como contraditória.

Filme “Amanda e Monick”, de autoria de ex-aluno da UEPB, também será exibido
 
Em seguida, volta as telas do cine Atitude Cultural “A Canga” (2001, 12 min, PB), ficção paraibana dirigida por Marcus Vilar e, para finalizar a sessão de sábado, “Amanda e Monick” (Doc, 2007, 18min, PB) do ex-aluno da UEPB, o cineasta e jornalista André da Costa Pinto. 

O cineclube Atitude Cultural foi implantado na Associação Comunitária do Alto da Boa Vista, através da contemplação do Edital Cine Mais Cultura, publicado pela Secretaria do Áudio Visual, órgão vinculado ao  Governo Federal. A Associação fica localizada na Rua Justiniano Monteiro, no Bairro Alto da Boa Vista, em Bayeux, próxima à Igreja Batista daquela comunidade. Mais informações pelo fone (83)8899-1913 ou www.portalbayeux.com.


Da assessoria do Cineclube com ASCOM/UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário