terça-feira, 9 de março de 2010

Aluna concluinte do Curso de Arquivologia é aprovada em primeiro lugar no concurso público do Ministério da Saúde

A aluna concluinte do curso de Arquivologia da UEPB, Aryelli Stephany, vinculada ao Grupo de Estudos em Arquivística e Sociedade (GEAS), foi aprovada em primeiro lugar no concurso público do Ministério da Saúde. A aluna irá ocupar a única vaga oferecida no Estado da Paraíba.

Para os docentes, que fazem parte da formação destes alunos, torna-se muito significativa esta aprovação, vez que é o resultado do empenho do aluno e das bases de excelência acadêmica que vem sendo perseguidas, por aqueles que integram a Universidade Estadual da Paraíba.

Sobre o GEAS

A iniciação na pesquisa cientifica é a possibilidade de colocar o educando desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo no desenvolvimento e produção de conhecimento. Permite a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de estudantes em projetos de pesquisa e extensão.

Nesta perspectiva, o Grupo de Estudos em Arquivística e Sociedade (GEAS) objetiva, através de reflexão e produção, estimular os estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba a inserir-se no universo de produção científica. Formado há dois anos, O Grupo conta, atualmente, com dez pesquisadores.

O Grupo promove a interação dos participantes no universo da pesquisa, trabalhando os diversos métodos, incentivando o olhar para temáticas pouco discutidas, trocando experiências educativas. Esse tipo iniciativa quer servir, antes de tudo, como base para o desenvolvimento do potencial crítico, interpretativo, dialógico e humano dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de mecanismos para construção do conhecimento, o qual é objetivo precípuo da Universidade, vez que o desafio da mesma, hoje, é formar sujeitos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los em prol da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário