segunda-feira, 15 de março de 2010

Apoio a intercâmbio científico na Holanda recebe inscrições


Equipes de pesquisa interessadas em realizar intercâmbio científico entre instituições de ensino superior brasileiras e holandesas têm até o dia o dia 30 de abril para inscrever projetos no edital Capes/Nuffic.

Parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education (Nuffic), o edital seleciona projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com foco nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Biológicas, médicas (Ciências da Saúde), agrícolas, além de Engenharias e Artes. Confira o edital.

Para participar, as propostas devem estar vinculadas a programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceito 5 a 7. Outro requisito é que o projeto contemple a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas. Também é importante apresentar um caráter inovador, que leve em conta o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, de maneira que as vantagens de uma parceria internacional fiquem explícitas.

Cada proposta deve planejar as atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de quatro anos, sendo a concessão inicial de financiamento de um ano. As prorrogações são condicionadas à aprovação dos relatórios de atividade, prestação de contas e justificativas.

Apoio
 
As equipes terão direito a duas missões de trabalho por ano por projeto. Elas consistem no financiamento de viagens para docentes doutores da equipe, com duração máxima de 60 dias. Além da passagem aérea de ida e volta.
 
Os grupos também podem realizar duas missões de estudo por ano por projeto. Trata-se de concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes participantes dos projetos, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado. Missões de estudo também contam com seguro saúde, auxílio instalação e passagem aérea de ida e volta.

(Publicada pela Assessoria de Imprensa da Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário