segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

INCRA/PB contratará pessoas para elaboração de Relatórios Antropológicos de territórios quilombolas


A Superintendência Regional do INCRA na Paraíba, lançou na última  quarta-feira (30), um processo de licitação a  fim de contratar pessoas físicas ou jurídicas  para elaborar Relatórios  Antropológicos de seis territórios quilombolas no Estado.  O  objetivo é acelerar o processo de regularização das áreas, que culmina  com a concessão do título de propriedade da terra às comunidades,  beneficiando aproximadamente 390 famílias. 

O aviso de licitação - na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor  preço global - foi publicado no Diário Oficial da União e as propostas já podem ser entregues a partir desta data. Os interessados terão até as 10h do dia 12  de  dezembro para enviar as propostas de realização do trabalho, que envolve levantamento de campo, pesquisas etnográficas, bibliográficas e  documentais para a caracterização histórica, econômica, sociocultural  e ambiental das comunidades. 

O relatório antropológico é a peça inicial do processo administrativo  de regularização dos territórios quilombolas. A missão foi atribuída  ao INCRA em 2003, com a promulgação do Decreto nº 4.887, que  regulamentou o procedimento para identificação, reconhecimento,  delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos  remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata a  Constituição Federal, em seu Artigo 68, do Ato das Disposições  Constitucionais Transitórias. 

Atualmente existem 27 processos de regularização territorial cadastrados nesta superintendência. O Edital está disponível no portal http://www.comprasnet.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário