sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Transição na UEPB - Do TAO ao Trabalho de Conclusão de Curso

Por Giuliana Rodrigues, da ASCOM/UEPB

Desde o segundo semestre de 2010, os alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual da Paraíba estão tendo a chance de apresentar seus trabalhos de fim de curso de maneira diversa das tradicionais monografias. A mudança foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) através da Resolução 32/2009, que visualizou esta possibilidade diante das constantes transformações didático-pedagógicas e científicas - inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da Instituição.

As monografias, chamadas anteriormente Trabalho Acadêmico Orientado (TAO), continuam como opção para os alunos mais identificados com as vocações acadêmicas, a exemplo dos que desejam fazer Mestrado e Doutorado. Outros, que pretendem enveredar por outras práticas, poderão aplicar o saber absorvido em sala de aula através de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), nova denominação adotada pela UEPB.

Assim, a apresentação do TCC resulta de uma atividade acadêmica de natureza técnica e/ou filosófica e/ou científica e/ou artística, de livre escolha do aluno, desde que estejam interrelacionadas e articuladas com os conteúdos dos componentes curriculares estudados.

Experiência no DECOM 

Um exemplo desta inovação pode ser visto no Departamento de Comunicação Social (DECOM), cujos alunos podem apresentar, no lugar da monografia, algumas produções midiáticas, a exemplo de jornais impressos, radiofônicos, telejornais, portais, documentários, filmes, revistas, entre outras.

De acordo com o professor de Jornalismo, Luiz Custódio da Silva, este é o momento do estudante expor as técnicas, a concepção de linguagem e a sua visão de mundo, por meio de  algo que transite na esfera  da Comunicação. “A resolução aprovada ficou muito rica em possibilidades porque contempla também os relatórios de Pesquisa e de Extensão. Do ponto de vista pedagógico, entendo que houve um grande avanço do DECOM e da UEPB”, disse.

Para o professor Custódio, uma das maiores vantagens do TCC é que muitos alunos faziam as monografias sem encontrar afinidade naquilo que desenvolviam e agora existe outra opção. “Representa também um estímulo para que todos possam concluir a graduação a partir de suas habilidades e vocações”, enfatizou.


2 comentários:

  1. Além da mudança de concepção didático-pedagógica e científica, a Resolução atualiza outra concepção, a saber, a da disseminação da informação, considerando que essa produção vai estar disponível online via Repositório institucional da UEPB [Manuela Maia - profa. Arquivologia - Campus V]

    ResponderExcluir
  2. A ASCOM/UEPB agradece o seu comentário, professora. abs

    ResponderExcluir