segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

I Intercâmbio Regional das Juventudes ocorrerá na Roliúde Nordestina


Por Oziella Inocêncio, da ASCOM/UEPB

A cidade de Cabaceiras, localizada no Cariri do Estado, será receptáculo de um grande evento no mês de maio. Trata-se do I Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste, que acontecerá entre os dias 19, 20, 21 e 22, e pretende reunir cerca de 350 jovens oriundos de várias localidades da região. O Intercâmbio ocorrerá numa realização  da Escola de Formação Quilombo dos Palmares (EQUIP) e da Rede de Jovens do Nordeste, através  de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O encontro objetiva  discutir e debater políticas públicas voltadas ao progresso local, tomando como base as aspirações da juventude. De acordo com o representante da Rede e coordenador do evento, Cleiton Mendes Albuquerque, a ocasião proporcionará a tomada de decisões importantes, enviadas  em seguida às instâncias governamentais na busca de efetivação de políticas públicas para o segmento. 

“Será uma oportunidade importante para que sejam partilhadas experiências e para a criação de projetos que possam favorecer o êxito territorial. Não podemos parar. É importante nos engajarmos de modo mais intenso e fortalecer o movimento. Precisamos voltar às ruas de maneira mais maciça, contar com mais apoio, o que não pode é ficar sentado esperando o contexto melhorar. Estamos criando mecanismos de contribuição direta com os governos o que nos dá a possibilidade de debater cada vez mais e de igual para igual", enfatizou Cleiton.

Na última semana, representantes da coordenação estiveram na cidade para avaliar os espaços que serão utilizados pelos participantes e a comissão organizadora durante os quatro dias do encontro, a axemplo de escolas, pousadas e restaurantes. 


O Intercâmbio ainda recebe o apoio do Governo do Estado, Sebrae e da Prefeitura Municipal de Cabaceiras.


Mais sobre as entidades realizadoras

A Rede de Jovens do Nordeste trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. Surgiu em 1989 e conta com a participação direta de mais de 300 organizações que militam pelos direitos das juventudes. 

Fundada em julho de 1988, a Escola de Formação Quilombo dos Palmares é fruto do amadurecimento e da organização dos movimentos sindical e popular do Nordeste, nas décadas de 70 e 80. Sua história está entrelaçada com os caminhos de luta e resistência trilhados pelas lideranças sindicais e populares nordestinas. Procura potencializar o gosto e o respeito pela igualdade, liberdade e solidariedade nas relações de gênero, etnia e entre gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário