quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Zabé da Loca e Ceguinhas de Campina juntas em Festival de Monteiro

 Por Rosa Maria Correia

A “Rainha do Pífano” Zabé da Loca e as três irmãs Maroca, Poroca e Indaiá, as Ceguinhas de Campina farão um encontro histórico durante o II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca – Homenagem Ilmar Cavalcante, que acontecerá em Monteiro entre os dias 23 a 27 de fevereiro. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba, através do Campus de Monteiro.
O momento será um marco para o Cariri Paraibano, pela presença de duas grandes atrações da cultura popular, que se apresentarão no mesmo palco, na noite do dia 26. A história de vida tanto de Zabé, qaunto das irmãs campinenses se confunde pelo sofrimento e o sucesso.
Zabé morou por mais de trinta anos debaixo de uma loca na zona rural de Monteiro, onde criou seus filhos. Desde os sete anos de idade tocava a arte do pífano, fabricado por ela própria, que se utiliza de caniço retirado do mato. Hoje aos 87 anos, Isabel Marques mora em uma casa doada pelo INCRA e já recebeu importantes prêmios como Revelação da Música Popular Brasileira e Ordem do Mérito Cultural.
Maroca, Poroca e Indaiá ficaram famosas nacionalmente com o documentário “A Pessoa é Para o Que Nasce”. O filme retrata a história de vida das irmãs que desde cedo cantavam e tocavam ganzá pelas ruas de Campina Grande pedindo esmolas para sobreviver. Elas também já foram premiadas com importantes comendas, com a medalha de Ordem do Mérito Cultural, em Brasília.
A presença da Rainha do Pífano e das Ceguinhas no II Festival de Cultura Popular em Monteiro tocando e cantando juntas será um marco cultural.
Segundo informações do Secretário de Cultura, Edcarlos Farias, o Festival é um importante evento turístico-cultural já consolidado na programação da região caririzeira e a programação deste ano atenderá aos mais diversos públicos.
“O Festival também terá mostra de teatro, festival de cinema, festival de violeiros e o encontro dos amigos de Ilmar Cavalcante, o maior evento da cultura popular do Cariri Paraibano”, afirmou Edcarlos. O II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca – Homenagem a Ilmar Cavalcante é uma realização da Prefeitura de Monteiro, conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal e Governo do Estado, além de apoio do Sebrae e projetos Vínculus e Dom Helder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário