quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Professor da UEPB alerta para a preservação do patrimônio arquitetônico de Campina Grande


A Estação Velha de Campina Grande em foto de Cesar Sacco, sem registro de data

O arqueólogo e professor da UEPB, Juvandi de Souza Santos, faz um alerta para a necessidade da preservação do patrimônio arquitetônico de Campina Grande. De acordo com ele, basta apenas uma rápida caminhada pelo centro da cidade e seu entorno, para perceber que o forte, no município, não é este tipo de iniciativa.
Ele destacou que, nos últimos tempos, várias foram as edificações demolidas, existentes na área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), para dar lugar a grandes edifícios.  “Pouco a pouco, as velhas casas em estilo Neoclássico da Rua Irineu Joffily, antiga Rua da Estação, estão vindo abaixo”, apontou.
Este mês, Juvandi verificou in loco a situação da Estação Velha e seus velhos armazéns, inaugurado há exatos 102 anos, ou seja, em dezembro de 1907. “As edificações marginais, aquelas que serviram de armazéns para guardar nossa riqueza maior do período, encontram-se totalmente descaracterizadas. Até as velhas dobradiças de ferro estão sendo arrancadas”, apontou.  Assim, de acordo com o docente, o que outrora fora sinônimo de riqueza e pujança, hoje é sinônimo de decadência e esquecimento.
O professor salientou que a situação atual do velho armazém é desesperadora e que recorrerá aos órgãos públicos para que seja resgatado o que ainda resta do patrimônio campinense.


2 comentários:

  1. Preocupados com o esmaecimento da memória física da História de Campina Grande, desenvolvemos o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande (http://cgretalhos.blogspot.com) com um variado acervo de fatos, fotos, áudios e vídeos que auxiliam no resgate da nossa memória!

    ResponderExcluir
  2. Poucos são os que visitam patrimônios históricos de Campina Grande com criticidade! O patrimônio público, histórico e cultural da humanidade sendo destruído pelos fungos, pela ação do Sol e do vento. Escombros de valor que abrigaram alguns de nossos tataravôs, e hoje está um túmulo ao léu. O professor Juvandi sempre se mantém atento às depredações, e toma as providências necessárias, que muitos de nós poderíamos estar tomando. Contribuição inestimável deste professor para os documentos materiais da Paraíba.

    ResponderExcluir