terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Área financeira atrai cada vez mais estatísticos




Se você tem um pedido de crédito aprovado pelo seu banco, isso quer dizer que, antes de receber a resposta, alguém verificou os seus dados pessoais, cruzou com informações sobre seus antecedentes como bom pagador na praça e considerou que o risco de você não pagar o empréstimo é pequeno. A pessoa que fez todas essas análises foi um estatístico.
Para que tais estudos sejam possíveis, o bacharel em estatística deve ser capaz de manipular um volume muito grande de dados, estabelecer relações entre eles, interpretá-los e antecipar cenários futuros. Como as habilidades de lidar com bancos de dados, probabilidades e previsões são necessárias nas mais variadas áreas do mercado de trabalho, os estatísticos estão por toda a parte. Especialistas apontam que a área financeira é a que mais tem atraído recém-formados. Mas eles ainda podem atuar em outros campos.
O comprimido para dor de cabeça mais barato só foi considerado um remédio genérico depois que estatísticos fizeram uma infinidade de análises probabilísticas e comprovaram sua eficácia terapêutica. As pesquisas eleitorais, o planejamento estratégico das cidades e até as previsões sobre as chances de seu time cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro têm o dedo do estatístico. A graduação envolve disciplinas aprofundadas de matemática, cálculo, teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, entre outras.

(Da Folha de São Paulo)

2 comentários:

  1. Finalmente a UEPB tem um blog! Fico feliz de ver as mudanças e espero que esse espaço esteja aberto aos estudantes, ex-estudantes e eternos apaixonados pela UEPB que queiram contribuir com textos e reportagens.

    A toda a equipe os meus sinceros parabéns! É muito bom ver realizado algo com que sonhei desde os meus tempos de estudante nesta Instiuição. Uma comunicação eficiente, que acompanhe as novidades e principalmente que dialogue com o público, permitindo interatividade e multiplicidade de idéias.

    Mais uma vez parabenizo os que fazem a comunicação da UEPB! Grande abraço;

    ResponderExcluir
  2. A Assessoria de Comunicação da UEPB agradece, Ana!

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir