domingo, 20 de dezembro de 2009

Professor da UEPB visita Ponto de Cultura em Itabaiana

Fábio Mozart, um dos coordenadores do Ponto de Cultura, e o professor Benjamim
Em meados de dezembro, o  professor da Universidade Estadual da Paraíba, José Benjamim Pereira Filho, visitou o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, localizado no município de Itabaiana (PB). Na oportunidade, o docente doou para a Biblioteca Jornalista Arnaud Costa, o livro “O Regresso (O difícil regresso à mãe natureza) – O Caso do Povo Xukuru Ororubá”, de autoria do professor da UEPB Aloys Ignatz Wellen, além do CD “Caiana dos Crioulos”, de ciranda, coco de roda e outros cantos do povo paraibano.
A publicação retrata a vida dos índios da aldeia Xukuru (PE), localizada na serra do Ororubá, próxima das cidades de Pesqueira, Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Cerca de 8.500 índios habitam a região, com área superior a 28 mil hectares.
Em abril de 2010, o professor Benjamim será um dos agraciados com o diploma de colaboração meritória com a cultura itabaianense, em solenidade a ser realizada no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. José Benjamim é professor de História da Universidade Estadual da Paraíba, tendo suas origens na cidade de Itabaiana.

Sobre o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar
O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar funciona graças a um convênio com o Ministério da Cultura (MinC) e objetiva, basicamente, incentivar projetos e ações culturais já existentes na comunidade, aumentando a visibilidade das mais diversas iniciativas artísticas.
Além disso, o MinC patrocina equipamentos que servirão para documentar as ações do Ponto e amplificar as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto às comunidades.
Para o 2010, o Ponto planeja atividades como oficinas de rádios comunitárias, hip hop, exposições de artes plásticas e seminário sobre a diversidade cultural do vale do Paraíba, entre outras ações.

Da Ascom/UEPB (Por Oziella Inocêncio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário