Terena é um dos maiores líderes indígenas do País
No final do mês de março de 2009, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu um ilustre visitante, a convite do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e dos Povos Indígenas (Neab-í). É que Mariano Marcos Terena veio ao Centro de Educação (Ceduc) proferir uma palestra. Índio, piloto e líder, Terena tem história. Criou o primeiro movimento indígena no Brasil e idealizou e organizou a Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre território, meio ambiente e desenvolvimento, durante a RIO/92, onde foi escrita a Carta da Terra, contendo 109 recomendações. Além disso, Marcos é diretor do Memorial dos Povos Indígenas, membro do Comitê Intertribal e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Coalizão Internacional Land is Life e da Cátedra Indígena Internacional. Recentemente, Terena enviou uma mensagem destinada a todos aqueles que lutam pela causa dos povos indígenas.
Amigos e Irmãos que lutam pela paz e pelo bem comum,
Por ocasião do encerramento de mais um ano de atividades que complementam nosso dia a dia em direção ao futuro, queremos apresentar sinceros agradecimentos pela amizade e apoio a causa indígena, especialmente na realização do maior evento desportivo tradicional com identidade, os Jogos dos Povos Indígenas.
Como primeiras nações dessa terra, acreditamos na nova geração de brasileiros composta de várias origens e que tem nos Povos Indígenas sua base principal, pois o desenvolvimento sonhado nasce das nascentes de nossos rios, da luz do sol que surge entre as montanhas e até mesmo da figura emblemática de uma criança com seu choro e sorriso sincero, inigualável e grandioso como nosso Criador.
Por isso, mais que desejar um feliz Natal, vamos celebrar a espiritualidade da terra e os valores humanos e ao mesmo tempo, saudar o novo ano como algo promissor do qual queremos participar com nossa força, nossa inteligência e nosso espírito de solidariedade simbolizado no céu estrelado de nosso País.
Sinceramente,
M. MARCOS TERENA
Cátedra Indigena Itinerante - CII - Membro
Memorial dos Povos Indigenas - Diretor
Da Ascom/UEPB (por Oziella Inocêncio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário