quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Técnicos administrativos se destacam no Enem e em vestibulares

Por Juliana Marques (Comunicóloga)


Libertação, amadurecimento, transformação, crescimento. São muitas as definições para algo que o educador brasileiro Anísio Teixeira afirma ser “o sentido da vida”: a Educação. Apontada como ferramenta de transformação do mundo, redenção dos problemas que atormentam a sociedade, a Educação também é o caminho encontrado por aqueles que querem realizar-se pessoal e profissionalmente, trilhando uma trajetória vitoriosa com base no esforço e mérito de conquistar uma vaga no sistema tradicional de ensino.

Recentemente, vários técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obtiveram êxito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares de Instituições de Ensino Superior da Paraíba. É o caso do eletricista Marcelo Carvalho, aprovado em primeiro lugar para o Bacharelado em Arquivologia, no Vestibular da UEPB. O servidor, que possui curso técnico em eletrotécnica, lembra que a aprovação no Vestibular para ingresso num curso de graduação é um sonho antigo, que só foi possível atualmente após o ingresso na carreira pública e o incentivo da Instituição, que o permite conciliar o trabalho com os estudos.

Já o auxiliar de biblioteca do Câmpus de Patos, Antônio Wlices Benício, que obteve a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Computação da UEPB, no turno da noite, foi classificado na segunda chamada para a graduação em Direito da UFPB, diurno e ainda obteve a primeira colocação geral no Vestibular das Faculdades Integradas de Patos (FIP), no qual ele concorreu para uma vaga no curso de Sistemas de Informação. Tais conquistas são resultado de horas de estudo e dedicação do servidor, que buscou alcançar sua meta de se qualificar e obter a formação superior.

O mesmo ocorreu com o assistente administrativo da Pró-Reitoria de Graduação, Walmir Rodrigues, que ficou no segundo lugar geral no Vestibular 2014 da UEPB, sendo aprovado para o curso de História. O servidor afirma que não fez cursinho e aproveitou a bagagem de conhecimento que tinha para obter tal posição da seleção. “Eu já tinha cursado Arquitetura e História na UFPB há alguns anos e tinha vontade de voltar a cursar uma graduação na área de Ciências Humanas, que foi com a qual me identifiquei. Acho importante ter uma graduação e no futuro já penso em fazer mestrado. Não quero parar por aqui”, destaca.

No setor de trabalho do servidor, os colegas comemoraram a aprovação no Vestibular e apoiaram a iniciativa de Walmir em voltar a estudar. Também foi com alegria que os colegas da assistente administrativa do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBS), Maria Ellem Maciel, receberam a notícia da primeira colocação da servidora no Enem para o curso de Letras – Língua Portuguesa, na UFPB. A servidora, que já é graduada em Letras – Língua Inglesa e Direito, pela UFPB, além de cursar Mestrado em Literatura e Interculturalidade da UEPB, enxergou no curso uma possibilidade de complementação na formação em Literatura Brasileira, área com a qual se identifica e na qual pretende se especializar e seguir carreira acadêmica e profissional.

Ellem Maciel destaca que pretende se qualificar para, no futuro, seguir carreira docente. “Quero abrir a mente das pessoas, despertar um interesse que possa transformar a visão que elas têm da Literatura, e isso só será possível se eu tiver uma sólida formação na área. Na verdade, eu acredito que só através da Educação podemos mudar esse país e enfrentar os problemas que temos. Então, eu quero fazer parte disso”, refletiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário