sexta-feira, 10 de maio de 2013

Natureza exuberante

Por Severino Lopes (jornalista)


Quem pensa que a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é um terreno fértil e pródigo apenas no conhecimento científico que torna seus estudantes aptos para enfrentarem o mercado de trabalho, está enganado. Além de instituição pública comprometida com o desenvolvimento social e econômico do Estado, a UEPB ainda tem como preocupação garantir, preservar e desenvolver ações relacionadas ao meio ambiente.

Assim acontece, por exemplo, no Campus I, em Bodocongó. No local, cercado por um verde convidativo, a natureza surge com beleza exuberante que enche os olhos de quem frequenta o local. Dentro e ao redor do campus, o verde predomina, transformando-se numa reserva preservada em plena área urbana da Rainha da Borborema. Nela, a natureza viva se manifesta e pode ser vista em todos os lugares.

No Campus de Bodocongó, homem e meio ambiente convivem harmoniosamente. Sem agressão ou depredação ambiental. Basta ver a beleza e a confiança dos micos saguins tranquilos, pulando de galho em galho. Em todas as árvores plantadas ao redor do CCBS, eles brincam certos de que, naquele território, o homem não lhe ameaça. Quem testemunha a cena apenas aprecia e se encanta.

Árvores das mais variadas espécies, coqueiros, flores, folhas e frutos mostram que o Campus tem vida em toda a parte. Cajarana, mangueira, juazeiro, cajueiro e figos são algumas das árvores que, generosamente, geram frutos que podem ser alcançados por todos que entram no local. Muitos não resistem e colhem os frutos. Tudo natural.

O Campus I respira natureza. No Centro de Integração Acadêmica, o cenário é de cartão postal. Plantas florindo nas cores vermelha e amarela, relva verde, um pé de juazeiro e um beija flor pousando, embelezando ainda mais o local. A arquitetura da Central de Aulas ganhou uma paisagem ainda mais bonita, com os canteiros de flamboyant floridos e exibindo suas cores. O flamboyanzinho da UEPB já floriu e tem atraído beija-flores, borboletas e abelhas.

Em outros compartimentos do Campus, os muros e cercas de arame foram substituídas pela “Cerca Viva”, que proporciona beleza e segurança à comunidade acadêmica. O plantio das cercas vivas foi iniciado na entrada principal da UEPB, próximo à guarita, e depois se estendeu para o prédio das Três Marias e outros espaços do Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário