domingo, 17 de junho de 2012

O sonho de uma nova vida

Por Severino Lopes (jornalista)


Como será a vida de seu Petrônio fora dos muros do Serrotão? O sonho de liberdade de Petrônio Tobias da Silva, 48 anos, já começou a ser construído. Há oito anos cumprindo pena no Presídio Regional do Serrotão, ele conquistou recentemente a chance de sonhar com um futuro melhor e a Universidade Estadual da Paraíba já está lhe proporcionando condições de transformar esse sonho em realidade.

Por ter bom comportamento, ele foi escolhido pela direção da unidade prisional para “comandar” os 12 funcionários que trabalham nas obras de construção do Campus Avançado do UEPB em pleno presídio do Serrotão.

Com postura firme, Petrônio se orgulha de ser o “encarregado da obra”. Não deixa que os trabalhadores se acomodem no serviço. “O trabalho dignifica o homem”, diz. Pai de dois filhos, Petrônio passou recentemente do regime fechado para o semiaberto. Ele garante que o Campus Avançado da UEPB já está lhe dando a oportunidade de sonhar com dias melhores, longe do mundo do crime, antes mesmo de entrar em funcionamento.

Dos 12 funcionários que trabalham nas obras, seis são apenados. Com os trabalhos na obra do Campus Avançado, os detentos reduzem o tempo da pena, visto que a cada três dias de estudo ou de trabalho reduz-se um dia do tempo de prisão, conforme a lei. Além de trabalhar diretamente na obra, os detentos também fabricam os tijolos que estão sendo usados na construção. Todo o material é feito por eles, sob orientação de professores.

Atualmente, o Presídio Regional do Serrotão comporta cerca de 1,6 mil detentos, entre homens (96%) e mulheres (4%). São 614 apenados no presídio masculino; 410 na “Máxima” e 67 detentas no presídio feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário