segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Enfermeira formada pela UEPB coordenará primeiro Curso de Formação de Doulas de Campina Grande




A enfermeira recém formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Luanda Pereira, está buscando uma maneira alternativa e humanizada de exercer sua profissão. Capacitada como “Doula”, ela tem atuação voltada especialmente na promoção de conforto e suporte contínuo para as gestantes, principalmente as que desejam um parto normal.

Ela explica que o termo Doula vem do grego e significa “mulher que serve”. “A Doula não é uma profissional que executa procedimentos de competência dos enfermeiros, médicos, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, mas prestam suporte biopsicossocial à mulher gestante, podendo atuar tanto no pré-parto, assim como no trabalho de parto e parto, bem como no puerpério”, disse. 

Pensando em difundir seus conhecimentos e capacitar mais interessadas em se tornarem doulas, Luanda se integrou ao Núcleo de Pesquisa, Estágio e Educação Permanente (NUPEP) da Maternidade, do Instituto de Saúde Elpidio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, e estará coordenando nos meses de agosto e setembro, o primeiro “Curso de Formação de Doulas Comunitárias” do município.

A capacitação visa realizar a formação de 20 doulas, que a partir de setembro já poderão atuar voluntariamente na Maternidade como importantes agentes das práticas humanizadas no parto, em consonância com a Política Nacional de Humanização. A carga horária total do curso é de 34 horas/aula e os módulos teóricos ocorrerão de 26 a 29 de agosto.

Requisitos

Para participar do “Curso de Formação de Doulas Comunitárias” é preciso ser do sexo feminino, ter no mínimo 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental e disponibilidade mensal de pelo menos 24 horas (que serão fracionadas) para atuar na Maternidade. 

As interessadas em participar do curso devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail doulascomunitarias@outlook.com, reenviá-la preenchida para o email e aguardar a confirmação do recebimento. As inscrições seguem até o dia 24 de agosto e o resultado da seleção será comunicado às inscritas até 25 de agosto.

Programação

As doulas que atuarão no ISEA terão suas práticas voltadas para a assistência à gestante durante o trabalho de parto e parto, e também no pós-parto imediato. Para fomentar os conhecimentos dessas mulheres e as instruir acerca de sua atuação, serão realizados seis módulos de atividades visando aquisição de conhecimentos sobre o processo que envolve o parto e nascimento. Além disso, serão oferecidas dez horas de atividades práticas supervisionadas na Maternidade.

Médicas, Enfermeiras, Fisioterapeutas e Doulas formam o quadro de profissionais que facilitarão as atividades do curso. Os módulos das atividades de fomento teórico ocorrerão de 27 a 30 de agosto, no Auditório do ISEA, e as atividades práticas serão pactuadas posteriormente com as Doulas, sendo realizadas na primeira quinzena de setembro, no Centro de Parto Normal do ISEA.

Os módulos serão os seguintes:
I - Doulas: história, atuação, limitações e seu papel na assistência obstétrica atual;
II - Noções de anatomia e fisiologia para compreender o trabalho de parto e o parto;
III - Fisiologia da dor e métodos não farmacológicos para o seu alívio;
IV - Assistência ao parto baseada em evidências científicas;
V - Amamentação e cuidados com o recém-nascido;
VI - Seção de filmes e discussões.

O evento também conta com o apoio da “Rede Cegonha”, da Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande e do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ). Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 9352-0632 e 8844-2743.


Nenhum comentário:

Postar um comentário