quinta-feira, 12 de junho de 2014

Os três pandeiros da cultura


Por Deise Ribeiro (estudante de Comunicação Social da UEPB)

A cultura nordestina está presente em cada recanto de Campina Grande, está no sotaque do companheiro de conversa, na canjica de milho da avó, na Praça da Bandeira, no Parque do Povo e nos show de forró, na musicalidade, nas suas diferenças e particularidades. Credos formam esse povo arretado que ficou conhecido também nas vozes de grandes ícones como Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do Pandeiro, que fizeram história no cenário musical brasileiro.  A valorização cultural da nossa terra é fundamental para que os costumes e as identidades coletivas perpetuem pelas gerações futuras, mostrando que cada recanto do nosso Brasil tem algo belo a mostrar.

Recentemente, o Museu de Arte Popular da Paraíba foi aberto para visitação pública. Chamado carinhosamente de Museu dos Três Pandeiros, em alusão aos cantores Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga, ele foi ansiosamente aguardado pela população campinense, que tem nele mais um expoente de valorização cultural paraibana. O museu é bem-vindo por mostrar o trabalho dos artesãos como também exposições nas áreas da música, literatura, da xilogravura, que passaram e ter um espaço de qualidade para serem expostos.

A arte sendo valorizada e contemplada por toda a sociedade campinense. Isso em si é um grande avanço na mentalidade da cidade, porque enaltece a nossa terra e através disso mostra a população local e aos turistas que ao chegar à cidade terão espaços como o “Três Pandeiros”, onde irão encontrar trabalhos de qualidade em exposição e conhecer melhor as particularidades da nossa região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário