segunda-feira, 27 de abril de 2015

Projetos do Câmpus VI valorizam as artes e os esportes

Por José Luiz Cavalcante

Desde outubro de 2014 o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem realizado diversos projetos visando à valorização das artes e dos desportos no Câmpus de Monteiro. Um desses projetos é a “Operação Aquarela”, que tem como objetivo compor nos espaços do CCHE pinturas que representam imagens do cenário local. Aos poucos as paredes brancas vão ganhando cores e traços distintos, com a participação e colaboração de artistas locais e convidados, além da comunidade acadêmica.

Os primeiros desses artistas foram o casal Marley Britho e Fernando Vasco, que pintaram o painel “Colorindo o sertão”, alusão ao projeto desenvolvido pela colaboradora local Carmita Menezes junto a comunidades carentes em Monteiro. No dia do lançamento do painel, foi realizada a mostra “Luzes e Cores”, uma exposição de peças de roupas e de tecidos pintados a partir de várias técnicas de estamparia artística, e iniciada a confecção do segundo painel, “Entre mãos e cores”.

Rafael Monteiro, artista local muito hábil na arte de desenho a grafite, se integrou às atividades e reproduziu algumas xilogravuras de Marcelo Soares (as ceramistas, as rendeiras e o pavão misterioso) e um desenho do Dom Quixote, além de preparando um painel com a imagem de dois ícones da cultura local: Pinto do Monteiro e Zabé da Loca.

Outra ação de destaque no Câmpus VI é o apoio às atividades desportivas, com a criação de uma Coordenação de Esportes, gerenciada pelo servidor Arcanjo Cavalcanti de Albuquerque Neto, com a intenção de viabilizar e incentivar a prática esportiva. Os frutos dessa atividade já começam a aparecer. No último mês de março, os alunos do CCHE, com o apoio da Pró-Reitoria Estudantil, participaram dos Jogos Universitários do Cariri (JUCAS), no Câmpus da UFCG, em Sumé. Os atletas do CCHE sangraram-se campeões e vice-campeões nas categorias de Futsal.

Para Marcelo Medeiros, diretor do CCHE, “essas ações se prestam a fortalecer e ampliar vocações artísticas e esportivas com base no respeito à diversidade e à pluralidade cultural”.