segunda-feira, 30 de junho de 2014

Professor Roberto Haroldo Pimentel: 38 anos dedicados à Educação



Por Giuliana Rodrigues (jornalista)

Há quase 40 anos ele integra a Universidade Estadual da Paraíba (UPEB). Fez parte da URNe, FURNe, foi um dos fundadores do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) em Campina Grande e professor de grande parte dos atuais docentes da UEPB. Já foi coordenador de curso, chefe de departamento e militante político em diversos momentos de crise – e de calmaria – da Instituição.

Nesta segunda-feira, 30 de junho, ele fez aniversário – completou 70 anos – e recebeu de dezenas de amigos (professores, alunos e servidores) uma “singela homenagem”, mas não apenas pela data natalícia. Devido à aposentadoria compulsória, mesmo mantendo conhecimento, disposição e sanidade física e mental, o professor Roberto Haroldo Pimentel, integrante do Departamento de Matemática da UEPB, encerrará suas atividades acadêmicas na Instituição.

Assim, a oportunidade de homenageá-lo e expressar o quanto ele é importante para a UEPB e para todos que com ele convivem não passou em branco e a manhã ensolarada no pátio do Bloco C do CCT, sua segunda casa, foi coberta de emoção, sorrisos de gratidão e - porque não? - felicidade. Afinal, foram 38 anos de conquistas, amor, doação, reconhecimentos e recordações felizes. Uma história assim merece, sim, ser celebrada!

Comprometimento singular

“Quando eu ingressei na UEPB como docente, há 12 anos, ele foi o meu Diretor de Centro. Recepcionou-me e demonstrou naquele momento um comprometimento sem igual com a coisa pública e respeito aos profissionais que chegavam para somar na Instituição”, disse o professor Juracy Regis de Lucena Junior, atual diretor do CCT. “Além disso, é um colega sempre amigo de todos, com simpatia que contagia técnicos, professores e estudantes de todo o CCT. Ele é a marca do nosso Centro”, completou.

A admiração de Juracy é compartilhada com outros tantos colegas, a exemplo do professor de Física, Edvaldo Mará, Diretor Adjunto do CCT. “É importante homenageá-lo pela contribuição que ele prestou ao Departamento e ao CCT. Inclusive ela é justa e merecedora neste momento, com ele presente e por sua contribuição em sala de aula e administrativamente”, destacou.

Após receber uma placa simbólica, o professor Haroldo ouviu relatos emocionados de diversos amigos, como o professor Vandemberg (Matemática): “É uma pessoa tranquila no que se refere ao convívio com os colegas e sempre desejou um CCT forte e unido”. E, ainda, do professor Marcelo Germano (Física): “Esta homenagem mostra que o CCT não é um lugar só de cálculos e coisas exatas e frias. Haroldo nos mostrou que é possível equilibrar as relações políticas e pessoais, driblar as crises e conviver com as diferenças”, salientou.

“Toda vez que eu encontro Haroldo eu sinto paz. Ele sempre conseguiu tentar resolver os problemas com tranquilidade, mesmo em meio às maiores crises e participações nas lutas”, disse Moisés Barbalho, servidor e secretário de Centro.

Trabalho, família, aconchego, calmaria...

Natural de Campina Grande, pai de sete filhos (a mais nova com apenas cinco anos) e casado há 12 com a professora Edilane Laranjeira, chefe do Departamento de Química, Haroldo Pimentel encontrou no CCT não apenas realização profissional, mas familiar. A princípio porque, nas palavras dele, “sempre tive todos meus colegas do CCT como irmãos, porque o trabalho é sim uma família e esta é a célula mais importante”. Em segundo lugar, porque foi justamente no dia a dia laboral, em meados de 1995, que ele “descobriu” a colega de docência que viria a ser sua esposa.

Dela vieram as palavras mais emocionadas: “Haroldo transmite paciência, calmaria, discernimento. Certamente ele não queria sair agora. Tem pique, é jovial, equilibrado, ensina muito, sabe escutar o suficiente até tomar uma decisão. O CCT tem a cara dele. É o lugar que ele chama de ‘família tecnológica’. Eu aprendi muito com ele, em questões administrativas e familiares”, ressaltou.

E com tantos relatos e flagras de lágrimas que relutavam em se deixar cair, não é difícil acreditar na paixão e na doação deste professor. O próprio Haroldo Pimentel confirma: “minha convivência no CCT foi de reconhecer valores. Enquanto muitos saíram para fazer Mestrado e Doutorado eu ficava tomando conta da ‘casa’, mas me orgulho disso, porque fiquei para que meus ‘filhos’ fossem qualificados. Foi bom vê-los de volta”. Ah, e sobre a famosa calmaria, ele tem uma resposta: “deixe certos problemas de lado, que tudo se resolve”.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Os três pandeiros da cultura


Por Deise Ribeiro (estudante de Comunicação Social da UEPB)

A cultura nordestina está presente em cada recanto de Campina Grande, está no sotaque do companheiro de conversa, na canjica de milho da avó, na Praça da Bandeira, no Parque do Povo e nos show de forró, na musicalidade, nas suas diferenças e particularidades. Credos formam esse povo arretado que ficou conhecido também nas vozes de grandes ícones como Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do Pandeiro, que fizeram história no cenário musical brasileiro.  A valorização cultural da nossa terra é fundamental para que os costumes e as identidades coletivas perpetuem pelas gerações futuras, mostrando que cada recanto do nosso Brasil tem algo belo a mostrar.

Recentemente, o Museu de Arte Popular da Paraíba foi aberto para visitação pública. Chamado carinhosamente de Museu dos Três Pandeiros, em alusão aos cantores Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga, ele foi ansiosamente aguardado pela população campinense, que tem nele mais um expoente de valorização cultural paraibana. O museu é bem-vindo por mostrar o trabalho dos artesãos como também exposições nas áreas da música, literatura, da xilogravura, que passaram e ter um espaço de qualidade para serem expostos.

A arte sendo valorizada e contemplada por toda a sociedade campinense. Isso em si é um grande avanço na mentalidade da cidade, porque enaltece a nossa terra e através disso mostra a população local e aos turistas que ao chegar à cidade terão espaços como o “Três Pandeiros”, onde irão encontrar trabalhos de qualidade em exposição e conhecer melhor as particularidades da nossa região.