sexta-feira, 23 de maio de 2014

A UEPB presente na formação sócio cultural

Por Alysson Rafael (estudante de Comunicação Social da UEPB)

No Brasil, quando falamos sobre cultura nos deparamos com um cenário não muito positivo. Isso se deve, entre outras coisas, por não haver uma política de incentivo à cultura tratada com seriedade. Somos um país riquíssimo em diversidade cultural, mas a falta de incentivos e até mesmo o mau gerenciamento das poucas verbas destinadas ao setor contribuem para certa estagnação na produção artística e cultural.

Na Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem seu Câmpus I situado na cidade de Campina Grande, luta para que não haja tal estagnação, desenvolvendo e disponibilizando, através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), vários projetos de incentivo a  formação sócio cultural dos paraibanos, tais como a oferta de uma série de atividades relacionadas ao teatro, dança, artes plásticas, cinema e música. Através de vários projetos também são oferecidos cursos totalmente gratuitos para a comunidade, a exemplo das oficinas de dança de salão, iniciação ao acordeom, iniciação ao teatro, violão para iniciantes, ballet, entre muitos outros.

A UEPB, dentro da política de promoção e disseminação da arte e da cultura não só para a comunidade acadêmica, mas também para toda a sociedade, também realiza eventos que facilitam a inserção do cidadão em um mundo infinito de possibilidades.

Alguns desses eventos já fazem parte do calendário cultural da cidade. O Comunicurtas, por exemplo, promovido pelo Departamento de Comunicação Social da Instituição, é realizado desde 2006 e tem como objetivo divulgar, reconhecer e premiar o trabalho de profissionais envolvidos principalmente com práticas audiovisuais, publicidade e telejornalismo.

O Seminário Folkcomunicação, também promovido pelo Departamento de Comunicação Social, já está em sua 11ª edição e, este ano, com o tema “São João e Copa do Mundo: paixões nacionais”, vai acontecer em plena abertura do Maior São João do Mundo, além de prestar uma homenagem a Copa do Mundo de Futebol.

Tendo em vista que a cultura é essencial para a formação de um cidadão, tudo que estamos vivendo e o que já vivemos fazem parte da construção de nossa história, ou seja, da nossa cultura. Daí a importância dos projetos que a UEPB desenvolve e oferece à população, pois é imprescindível que todo ser humano tenha acesso a esse mundo amplo e ilimitado viabilizado pela cultura. É a partir dessa inclusão cultural que podemos sonhar com uma sociedade melhor no futuro.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Escolinhas do DEF transformam vida de crianças e jovens


Por Jaime Sebastião (estudante de Comunicação Social da UEPB)
 
“A alegria nos rostos das crianças para nós, professores, é muito importante”. Esta frase é da professora Anny Sionara Dantas, professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e idealizadora das Escolinhas da DEF. Há 14 anos, o programa “Laboratório Pedagógico de Saúde, Esporte e Lazer no Departamento de Educação Física da UEPB” oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes de baixa renda com o intuito de mantê-los longe da marginalidade.

Com total apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Escolinha foi idealizada a partir das solicitações feitas por muitos jovens que se dirigiam a Universidade em busca de esportes, mas não tinham condições de pagar para praticar atividades esportivas. Percebendo haver muita demanda neste sentido, o DEF passou a oferecer diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes, exigindo de contrapartida apenas a comprovação de bom desempenho escolar.

As crianças e adolescentes atendidos pelas Escolinhas do DEF têm à sua disposição modalidades como futebol, futsal, dança contemporânea, artes marciais, musculação e natação. Graças as Escolinhas, o que se constata é uma significativa melhoria no rendimento escolar de cada aluno e uma transformação em suas vidas, com a possibilidade de um futuro mais promissor e com mais oportunidades de vitórias na vida. As Escolinhas do DEF se consolidaram tanto no Estado que olheiros de vários esportes frequentam assiduamente as aulas, em busca de novos talentos esportivos.

Não é raro alunos das Escolinhas serem “descobertos” como atletas e ganharem a oportunidade de se profissionalizar. Dela já saíram atletas de natação para concorrer em torneios e campeonatos regionais e nacionais.
As Escolinhas do DEF são benéficas para as pessoas assistidas por elas e também por aqueles que encontram no local a oportunidade de transferir conhecimento e colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Exemplo disso é o estudante Nicolas Leal da Cunha Lima, do 7º período do curso de Educação Física da UEPB.

Segundo ele, iniciativas como essa chamam a atenção, também, para a responsabilidade social das pessoas. “Cerca de 90% dos inscritos são pessoas carentes, molecada que não tem dinheiro para comprar um par de tênis sequer. Fui criado ajudando pessoas e acho também que é dever profissional, como educador, ajudar na formação delas”, diz.

O programa, que serve como laboratório para os graduandos em Educação Física da Instituição, envolve 70 integrantes sendo 20 bolsistas. As atividades são praticadas no Departamento e todas as modalidades têm suas aulas nas terças e quintas. Os departamentos de Odontologia, Enfermagem e Serviço Social também atuam junto às crianças e adolescentes atendidos pelas Escolinhas do DEF, prestando assistência nestas áreas.